quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

RONDÔNIA NO CICLO DO CAMARÃO: DE FICÇÃO À REALIDADE

Foto 01: Despesca do camarão Litopenaeus vannamei 

*       Queremos nesta oportunidade agradecer as parcerias com entidades governamentais e não governamentais que contribuíram sobremaneira para que o Curso Básico Cultivo Intensivo de Camarão em Água Doce fosse realizado, com qualidade, com aproveitamento tecnológico, com reconhecimento e qualificação profissionalizante para os participantes, nos moldes em que este evento fora ministrado — disponibilizando uma gama de conhecimentos e de informações técnica-científicas para os participantes capazes de induzir, de fato, o início do cultivo de crustáceos em Rondônia.

*       Contando com parceiros de primeira hora, a exemplo do CREA-RO, do IBAPE-RO e da Pacaas Engenharia Ltda, o Curso Básico CULTIVO INTENSIVO SOBRE CAMARÃO EM ÁGUA DOCE foi realizado no período de 26 a 31 de janeiro de 2015, com a participação de 40 participantes, na cidade de Porto Velho, e alcançou os objetivos programados, contando, também, com o apoio e participação do Sistema  OCB/SESCOOP, na pessoa de seu Presidente Salatiel Rodrigues de Souza e seu corpo técnico, quando o tema abordado foi Diretrizes do Cooperativismo no Estado de Rondônia e a Viabilidade da Criação e Manutenção de uma Cooperativa para fortalecer, desenvolver e consolidar o novo ciclo do camarão em Rondônia.

*       A participação do CREA-RO, na pessoa de seu Presidente Nélio Alencar, foi decisiva para que o Curso Básico CULTIVO INTENSIVO SOBRE CAMARÃO EM ÁGUA DOCE fosse realizando, com sucesso, em dobradinha com o IBAPE-RO, contando com o dinamismo do engenheiro Luiz Carlos Alves, seu Presidente.

*       Nesta oportunidade, queremos, também, agradecer a participação de nosso colega engenheiro de pesca Flávio José Ferreira da Silva, consultor técnica e especialista em cultivo intensivo de camarão, em vários municípios do estado do Ceará, que não mediu esforços e contribuiu significativamente para que o evento alcançasse ao nível técnico que atingiu — contribuindo, sobremaneira com tecnologia aquícola e gerencial para que pudéssemos dar os primeiros passos na carcinicultura em Rondônia.

*       Os participantes do Curso Básico CULTIVO INTENSIVO SOBRE CAMARÃO EM ÁGUA DOCE está se mobilizando para visitar os projetos de cultivo de camarão no estado do Ceará, especificamente nos municípios do pólo produtor e exportador  de camarão,  nos municípios de Aracati e Jaguaruana, tendo como convidado especial o Governador Confúcio Moura.

 Foto 02: Vice-Governador Daniel Pereira ouve atentamente os
técnicos ligados aos setores aquícola,  meio ambiente e do cooperativismo.

*       Se entusiasmo e determinação contribuírem para a implementação, desenvolvimento e consolidação da atividade da carcinicultura no estado de Rondônia, já se pode então concluir que a produção deste crustáceo é uma realidade, sem contar que os ventos do lado dos contras já começaram soprar.
*       Os participantes do Curso tiveram uma aula prática sobre reprodução, recria e engorda de espécies de peixes regionais, com ênfase para a espécie pirarucu (Arapaima gigas, SHINZ, 1822) tendo como instrutor o meu amigo e velho companheiro de tantas lutas e de peixes — o nada mais, nada menos do que Carlindo Pinto Filho, Médico Veterinário e referência em piscicultura, em nível nacional, que generosamente preparou todo o cenário e fez uma aula prática na Fazenda BENTIVI, onde participa como consultor e sócio-proprietário.
Um abração Carlindo. É assim mesmo que se faz para contribuir com a aquicultura de Rondônia. É lavando uma mão que se lavam as duas. Um abração.

*       Como desdobramento palpável da realização do Curso Básico CULTIVO INTENSIVO SOBRE CAMARÃO EM ÁGUA DOCE, o Vice-Governador do Estado de Rondônia Daniel Pereira agendou para a próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro de 2015, uma reunião de trabalho para tratar dentre tantos assuntos, as estratégias e rumos a serem tomados pela aquicultura, em nível estadual.

*       Se você tem uma propriedade rural ou é um pequeno ou médio piscicultor, tem curiosidade e interesse em se tornar um aquicultor de sucesso, com a criação de camarão, esta oportunidade está muito próxima: participe do Curso Básico  CULTIVO INTENSIVO SOBRE CAMARÃO EM ÁGUA DOCE e aprenda o caminho mais curto para se tornar um carcinicultor aumentar as receitas de sua propriedade.

PENSAMENTO VOLTAIRIANO
Quando o Voltaire afirmou que ‘o possível está feito e o impossível far-se-á’ ele deveria está pensando na criação de camarão no estado de Rondônia.

Contatos:
Antônio de Almeida Sobrinho

Antônio de Almeida Sobrinho escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias:
 www.quenoticias.com.br

e no Blog ESPINHA NA GARGANTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário