quarta-feira, 8 de junho de 2016

FILIPE DOS SANTOS X JOSÉ SARNEY: PODE-SE COMPARAR?


               Os livros de história do Brasil, escritos por historiadores como Armando Souto Maior, eram recheados de trechos de cunho nacionalista, páginas e capítulos com narrativas que estimulavam à leitura, de cunho literário, com uma grande variedade e diversidade de personagens que nos davam orgulho como cidadão brasileiro e induziram a sucessivas gerações a lhes homenagear e emprestar os nomes como homenagens ao registrarem seus filhos, netos e afilhados.

            Vejam como nossos valores morais foram dilapidados, com o passar dos tempos, em poucos anos, como se podem ver nestas premissas e afirmações;

“Jurei morrer pela liberdade, cumpro a minha palavra, certo de que um dia a canalha do Rei será esmagada pelo patriotismo dos brasileiros”.
Filipe dos Santos Freire.


“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.           
                                        Rui Barbosa.

            Após tomar conhecimento do pedido de prisão solicitado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ex-presidente da República José Sarney bradou, em alto e bom som, como se um passado de glórias e de conquistas lhe assegurassem o direito para poder cometer erros e desmandos e ferir frontalmente a Constituição Federal.

“ Estou perplexo, indignado e revoltado.
Dediquei sessenta anos de vida pública ao País e à defesa do Estado de Direito. Julguei que tivesse o respeito de autoridades do porte do Procurador Geral da República. Jamais agi para obstruir a Justiça.

Sempre a prestigiei e fortaleci. Prestei serviços ao País, o maior deles, conduzir a transição para a democracia e a elaboração da Constituição da República.

Filho de magistrado e de membro do Ministério Público, mesmo antes da nova Constituição promovi e sancionei leis que o beneficiam, inclusive a criação da Ação Civil Pública e as mudanças que o fortalecem, sob a liderança do Ministro Sepúlveda Pertence, meu Procurador Geral e patrono do Ministério Público.

O Brasil conhece a minha trajetória, o meu cuidado no trato da coisa pública, a minha verdadeira devoção à Justiça, sob a égide do Supremo Tribunal Federal”.
José Sarney.

            Em cada período após o descobrimento do Brasil, determinados vultos de nossa história inspiraram a proliferação de registros de filhos nos cartórios do Brasil, nos mais diversos períodos:

FILIPE DOS SANTOS Freire
Joaquim José da Silva Xavier, O TIRADENTES.
DOM JOÃO VI – João Maria José Francisco Xavier de Paula.
DOM. PEDRO I – Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança Bourbon.
DOM PEDRO II – Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano. Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.
PRINCESA ISABEL - Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga.
JOSÉ BONIFÁCIO de Andrada e Silva.
JOAQUIM Aurélio Barreto NABUCO de Araújo.
Joaquim Maria MACHADO DE ASSIS
GETÚLIO Dornelles VARGAS
OSCAR Ribeiro de Almeida  NIEMEYER Soares Filho.
JUSCELINO KUBTSCHEK de Oliveira.
DARCI RIBEIRO.
PAULO Reglus Neves FREIRE.
MÁRIO Raul Moraes DE ANDRADE
José Bento Renato MONTEIRO LOBATO.
JOSÉ Martiniano de ALENCAR  e outros.;
             
A Revolta de Filipe dos Santos  — Revolta de Vila Rica, 1720, na então Vila Rica (Ouro Preto), cidade de Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases, na Colônia do Brasil, de propriedade de Portugal.  
OBJETIVOS:

(1)   Redução de vários tributos;
(2)   Diminuição das custas processuais;
(3)   Abolição dos monopólios comerciais do gado, fumo, aguardente e sal;
(4)   Fim das casas de fundição;
DESFECHO:
(5)   Acirrar a fúria do Governador João de Almeida Portugal;
(6)   Prisão, enforcamento e esquartejamento de Filipe dos Santos Freire.
A Coroa portuguesa cobrava um quinto (20%) de toda produção de ouro extraído das minas auríferas de Vila Rica, enquanto todos os garimpeiros da região se revoltavam com a exploração.

            Alguns personagens da história recente do Brasil serão lembrados para as futuras gerações, através de processos jurídicos, de capítulos de Livros de História do Brasil e nos  Anais da História Contemporânea do Brasil, através de narrações com passagens bizarras e citações inacreditáveis, com manchetes em letras garrafais, deste nível, que não serão motivos de orgulho para nenhum brasileiro.  

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do ex-presidente da República José Sarney, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); do presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e do ex-ministro do Planejamento e Sen. Romero Jucá (PMDB-RR).

Ø   O presidente da República Federativa do Brasil Fernando Affonso Collor de Mello foi cassado num Processo de Impeachment por receber um carro ELBA de presente de um amigo;

Ø  A presidente afastada da República Federativa do Brasil, Dilma Vana Rousseff, sofreu Processo de Impeachment e é cassada por Crime de Responsabilidade, por Pedaladas Fiscais e por contrair empréstimos de bancos oficiais, sem autorização do Congresso Nacional;

Ø  O Delator da Lava Jato Nestor Cuñat Serveró afirmou que a presidente afastada Dilma Vana Rousseff sabia de todas as irregularidades com a compra da Refinaria de Pasadena pela PETROBRAS e com as propinas recebidas;

Ø  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede ao Superior Tribunal Federal – STF a prisão do presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Eduardo Cunha que  virou réu na Operação Lava Jato por recebimento de propina da PETROBRAS;

Ø  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede ao Superior Tribunal Federal – STF a prisão do presidente do Senado Federal, SEN. Renan Calheiros (PMDB-AL), flagrado em conversas telefônicas com outros políticos com estratégias para obstruir a Operação Lava Jato;

Ø  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede ao Superior Tribunal Federal – STF a prisão do ex-ministro do Planejamento e atual SEN. Romero Jucá (PMDB-RR) flagrado em conversas telefônicas com outros políticos com estratégias para obstruir a Operação Lava Jato;

Ø  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede ao Superior Tribunal Federal – STF a prisão do ex-presidente da República, ex-presidente do Senado e ex-Senador José Sarney (PMDB-AP), com prisão domiciliar, com uso de tornozeleiras,   ao ser flagrado em conversas telefônicas com outros políticos com estratégias para obstruir a Operação Lava Jato.

REVELAÇÃO CONFIDENCIAL

Aproveito esta oportunidade para revelar que como um dedicado aluno de História do Brasil e de História Geral, em diversos níveis do Curso Secundário, por onde passei e estudei, me inspirei no exemplo de FILIPE DOS SANTOS e registrei o nome de meu segundo filho de FILIPE, e como católico que sou, fiz, ao mesmo tempo, uma dupla homenagem com o mais confidente e Apóstolo de Jesus Cristo,

SERIEDADE X CORRUPÇÃO

Homem honesto e trabalhador como FILIPE DOS SANTOS, o principal líder da Inconfidência Mineira, foi preso, enforcado e esquartejado — amarrado em caudas de quatro cavalos bravios, sendo despedaçado, em Vila Rica, em 1720 — por lutar para que a Coroa Portuguesa reduzisse os altos imposto de 20% cobrado em toda produção da atividade aurífera, enquanto na atualidade, políticos do Brasil, do alto escalão da República, cobraram e receberam 20% da PETROBRAS, segundo denúncias de Delatores, de toda a produção e distribuição de petróleo comercializado pela estatal e estufa o peito e se intitula de injustiçado.

Tenham um bom final de semana.
Antônio de Almeida Sobrinho escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias:

e no Blog ESPINHA NA GARGANTA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário