sábado, 22 de outubro de 2016

BOB DYLAN RECUSA PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA: ARROGÂNCIA E COERÊNCIA

Cantor e compositor Bob Dylan canta em Las Vegas a canção de Frank Sinatra
Why try to change me now ? Por que querem me mudar agora?

     Diante da indiferença  com que o cantor e compositor Bob Dylan recebeu a notícia de que havia sido laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, da Real Academia Sueca de Ciências, o acadêmico Pär Per Wästberg falou: "É mal-educado e arrogante, é o que é", declarou o acadêmico, cujo desabafo fora publicado pela televisão pública SVT.
             
            A festa de entrega do Prêmio Nobel de 2016, que  ocorrerá no dia 10 de dezembro em Estocolmo e, segundo o acadêmico e porta-voz da Real Academia Sueca de Ciências, Pär Per Wästberg, o cantor e compositor  Bob Dylan pode se manifestar até à festa e receber a premiação.

                De acordo com o histórico da Real Academia Sueca de Ciências, em 1921 o físico Albert Einstein, também, após ser comunicado que fora laureado com o Prêmio Nobel da Real Academia Sueca de Ciências, com o Prêmio Nobel de Física, ignorou os acadêmicos e recusou em participar da festa de premiação.

            Fato semelhante ocorreu com o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre, em 1964, que sem explicação recusou o Prêmio Nobel de Literatura.

            Quais foram os critérios e os motivos que levaram a Real Academia Sueca de Ciências outorgar ao cantor e compositor Bob Dylan o Prêmio Nobel de Literatura?

            Como justificativas para a Real Academia Sueca conceder o mencionado Prêmio Nobel a Bob Dylan acredita-se que tiveram os seguintes pontos relevantes:

·     Criador de expressões poéticas da grande tradição de canção americana;
·  Conteúdo literário de suas canções country, de acordo com a cultura americana;
·     Identidade popular das letras, músicas e de seu estilo country;
·     Atual conjuntura política e econômica que atravessam os Estados Unidos.

Em 2012, Bob Dylan foi condecorado pela Presidência dos Estados Unidos com o Prêmio Medalha Presidencial da Liberdade, recebendo a premiação das mãos do presidente Barack Obama.

                            Bob Dylan é condecorado pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama,.                                            Outras premiações tiveram destaques na carreira de Bob Dylan, a exemplo do Oscar, Grammy e o Globo de Ouro e, agora, com o Prêmio Nobel de Literatura, fizeram com que o cantor e compositor se tornasse o único artista da história a ganhar todos esses Prêmios.

De acordo com a mídia, no dia em que foi anunciado o resultado da premiação Bob Dylan realizava um show em Las Vegas quando cantou a música de Frank Sinatra, Why try to change me now? (Por que querem me mudar agora?) e nada falou para seu público, numa alusão de que não aceitaria receber tal premiação.

Como um artista do nível de Bob Dylan se torna merecedor em ser laureado com o título do nível de um Prêmio Nobel de Literatura?

Para esta pergunta, se torna necessário se conhecer profundamente os critérios estabelecidos pela Real Academia Sueca de Ciências para se ousar a responder esta pergunta.

Para tanto, temos convicção de que alguns critérios devam ser decisivos, tais como:
O conjunto da obra do candidato postulante, na área de sua militância;
A vida pessoal e a conjuntura política, econômica e social do país;
A influência política e ideologia do postulante e até suas amizades pessoais.

PENSAMENTO DO MÊS

Quem acredita  que o conjunto da obra do cantor e compositor Bob Dylan faça jus e seja merecedor em ser outorgada com o Prêmio Nobel de Literatura, da Real Academia Sueca de Ciências, eu respeito. 
Porém, penso o contrário e concordo em gênero, número e grau com o próprio laureado  – por, também, ser  realista, honesto e consciente em saber que não é merecedor de tal premiação e, em silêncio, recusá-lo
           






Nenhum comentário:

Postar um comentário