segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CRIAÇÃO DE CAMARÃO EM RONDÔNIA: QUEM VIVER VERÁ

Foto 01: Camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei).

Atendendo necessidades do setor pesqueiro e aquícola do estado de Rondônia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CREA-RO, em parceria com o IBAPE-RO, SINDUSCON-RO e PACAAS ENGENHARIA, com apoio da FECOMÉRCIO, SEBRAE-RO, OCB/SESCOOP-RO e Entidades de Classe, ligadas ao Sistema CREA-RO,  ministraram dois Cursos Básicos: Cultivo Intensivo de Camarão em Água Doce, no período de 26 a 31 de janeiro de 2015, e Cultivo Intensivo de Camarão e Pirarucu na Amazônia, no período de 24 a 29 de agosto de 2015, ambos com carga horária de 26 horas/aula.  fim de atender demandas do setor produtivo ligado à aquicultura e de necessidades da legislação ambiental do estado de Rondônia, foi entregue nesta última sexta-feira, dia 5 de novembro de 2015, o Termo de Referência sobre Aquicultura, em audiência com o Secretário da SEDAM-RO Vilson de Salles Machado,  para apreciação e posterior publicação – com o objetivo de oficializar a atividade da carcinicultura (criação de camarão) no Estado de Rondônia.

Foto 02: Audiência e entrega do Termo de Referência junto a SEDAM-RO.

A elaboração deste Termo de Referência foi criteriosamente elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por entidades governamentais e não governamentais, dentre estas se podem citar: Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CREA-RO; IBAPE-RO, PACAAS ENGENHARIA, SEDAM-RO, Câmara Municipal de Cacaulândia; Associação de Produtores e Piscicultores do Município de Cacaulândia e de discentes e docentes da UNIR.
Para que a atividade da carcinicultura no estado de Rondônia passe de sonho à realidade torna-se necessário que as entidades governamentais e não governamentais se decidam e elaborem o SISTEMA DE PRODUÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CAMARÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA, com a participação de entidades ligadas à Pesquisa (EMBRAPA), Fomento (SEAGRI-RO), Extensão (EMATER-RO), Agente Financeiro (BASA) e o Setor Produtivo, envolvendo as Associações e as Cooperativas afins.
Para que isto ocorra, estaremos realizando um Curso Básico Cultivo Intensivo de Camarão na Amazônia, no período de 7 a 12 de dezembro de 2015, no horário de 19h:30 min. às 22h:30 min, de segunda-feira a sexta-feira,  sendo uma iniciativa do CREA-RO, em parceria com o IBAPE-RO, SINDUSCON-RO e PACAAS ENGENHARIA, FECOMÉRCIO e SEBRAE-RO, SEAGRI-RO, OCB/SESCOOP-RO e entidades não governamentais, como Associações e Cooperativas de atividades afins.
Neste sentido, sinta-se convidado a participar deste evento Curso Básico Cultivo Intensivo de Camarão na Amazônia, no período de 7 a 12 de dezembro de 2015, que se reveste de uma importância vital para a viabilização, implementação e breve consolidação da carcinicultura no estado de Rondônia.
A sua participação neste evento pode se tornar um divisor de águas entre a CRISE e a SOLUÇÃO para a atual crise econômica que afetou, direta e indiretamente, a todos os segmentos econômicos e sociais do Brasil. Pense nisto!.
PENSAMENTO DA SEMANA
Quando aquela raposa que sempre só fez o mal e não conseguiu alcançar as uvas, saiu falando e espalhando para todos que aquelas bonitas frutas produzidas pelas frondosas árvores estavam azedas e bichadas. Com esta mesma postura, um reduzido grupo do contra — que não contribuem para a consolidação do estado de Rondônia e, ainda por cima, só atrapalham, andam falando sobre o camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei).
Façam todos,  agora, bem rápido, suas apostas!

Antônio de Almeida Sobrinho escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias:
e no Blog ESPINHA NA GARGANTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário