terça-feira, 16 de setembro de 2014

SUCESSÃO PRESIDENCIAL: COMETE OS SE7E PECADOS CAPITAIS





Gravura 01: Veja, ao fundo, um avião em queda livre.





A CANDIDATA MARINA SILVA, a nosso ver, convive muito feliz com a tristeza que reside no âmago de um dos SE7E PECADOS CAPITAIS que tem o nome de MELANCOLIA [estado de tristeza profunda] e isto fez com que MARINA SILVA criasse ânimo e não desanimasse e não perdesse tempo — após saber do resultado do não registro de seu partido político “REDE de SUSTENTABILIDADE” — e logo se aliou ao então candidato do PSB Eduardo Campos, mesmo sabendo que a heterogeneidade dos dois [Eduardo + Marina] não somavam dividendos políticos, podendo se comparar como a mistura heterogênea [água + óleo], as candidaturas postas, naquele primeiro momento.

Com o acidente que vitimou o candidato pesebista Eduardo Campo, levando a então vice Marina Silva a ocupar a condição de candidata à presidente da Republica e, assim, aliada à comoção social e à fragilidade da conjuntura política, levou a candidata pesebista à confortável 2º colocação nas pesquisas eleitorais de intenções de votos, com 31% da preferência do eleitor do Brasil, constatado por os três principais institutos que atuam com credibilidade e confiabilidade estatística em pesquisas eleitorais, realizadas na última semana. 

A candidata Marina Silva comete um grave erro político: não sabe o que quer’. Ontem votou contra os transgênicos e sempre foi opositora ferrenha e inimiga dos grupos políticos que defendem o agronegócio. Hoje, o seu vice-presidente de sua chapa é o principal defensor do Agronegócio, e, agora, se diz aliada de carteirinha, desde novinha, ainda dos idos tempos em que morava nos seringais, no então Território Federal do Acre, e promete amor eterno aos antes rejeitados por ela. Em plena campanha presidencial, Marina Silva surpreendeu a todos, inclusive aos mais ferrenhos adversários, ao afirmar, se eleita, irá governar com as oposições e anunciou que irá convidar os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva para comporem o seu Governo. Esta história eu já vi em outro carnaval. Não seria uma nova versão da Política Nova que a candidata Marina Silva vem pregando, numa versão atualizada do ‘samba do crioulo doido’, composto por Stanislaw Ponte Preta, o Sérgio Porto?

A CANDIDATA DILMA ROUSSSEFF, a nosso ver, comete a AVAREZA [conforme o catolicismo, (CIC n. 1866) significando: “o medo de perder algo que possui. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Não quer perder o poder”], um dos SE7E PECADOS CAPITAIS,

  
             Gravura 02: Não quer perder o poder. 

A candidata Dilma Rousseff segue rigorosamente o caminho de seu criador e padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva: ‘não sabia de nada.’ Será que alguém de bom senso neste País iria acreditar que a Presidente Dilma Rousseff não tinha nenhum desconfiança de que nos corredores da maior estatal do Governo, a Petrobras, eram transportados sacos e malas com milhões e podendo até a chegar a importância de U$$ 10 bilhões de dólares, com uma farta lista de distribuição de propina para abastecer políticos e aliados da base de sustentação do Governo do PT, do PMDB e do PP? 

Você, prezado leitor e eleitor, consegue deixar que os ratos diariamente roam o queijo que está sendo conservado em seu freezer ou em seu refrigerador, por um período de 4 anos sem que você não perceba  as mordeduras dos roedores?

Será que a presidência de uma Estatal do porte da Petrobras nunca percebeu o fluxo de políticos e de apadrinhados dos partidos da base aliada do Planalto, com o vai e vem, na sala do então diretor de Abastecimento da Petrobras, se assemelhando a casa da mãe Joana, recebendo propina, em sacos e em malas? 

Esta e mais uma das histórias que não dá para se acreditar. Será que este é o País que nós queremos deixar para os nossos filhos e netos?

Se o Brasil fosse realmente um país sério e a classe política dominante tivesse interesse em cumprir, fielmente os dispositivos da Constituição Federal de 1988, estas eleições tomariam um novo rumo e se dariam um basta em tudo o que está ocorrendo de errado no nosso País, com tanta corrupção, nunca antes visto em toda a história política da República Federativa do Brasil, em todos os tempos. 

Hoje, a militância do PT, com apoio do principal partido da base aliada, o PMDB, tendo como vice-presidente Michel Temer, está colocando a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, com um índice de intenções de votos do eleitor de 39%, segundo as últimas pesquisas de intenções de votos, realizadas pelos principais institutos de pesquisa eleitoral, nos últimos dias, e divulgados neste último sábado, dia 13 de setembro, com 8 pontos de diferença, acima da 2ª colocada nestas pesquisas, a candidata Marina Silva — após 30 dias do acidente que vitimou e matou o candidato Eduardo Campos.  

Para se ter uma idéia panorâmica do atual quadro e do estágio de corrupção do Brasil, vejam o texto abaixo, extraído nos últimos relatos da mídia nacional, com a seguinte sinopse:
·         Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos da estatal, na ordem de 10 bilhões de reais concordou em assinar a delação premiada. O ex-diretor da Petrobras bateu o martelo com os termos apresentados pelo Ministério Público do Paraná para fazer a ‘delação premiada’ que pode lhe assegurar a liberdade imediata, além de uma pena de cinco anos de prisão.

·         De acordo com os termos do acordo, será assegurado a ex-diretor e preso Paulo Roberto Costa sua soltura imediata e direito ao regime semiaberto, com perspectivas de progressão, até obter o regime aberto, sendo acordada, em contrapartida, a revelação de todos os envolvidos no desvio de recursos públicos da Petrobras e a devolução de U$$ 23 milhões de dólares subtraídos dos cofres da Petrobrás, bloqueados em cinco contas em bancos suíços, de acordo com notícias publicadas no jornal Estado de S. Paulo.
·         Caso o ex-diretor da Petrobras não concordasse com os termos da delação premiada ele iria sofrer uma condenação que poderia ultrapassar aos 50 anos de prisão, sendo, portanto, esta a argumentação levantada por parte da defesa do réu para o convencer em concordar e assinar a ‘delação premiada.’ 

O CANDIDATO AÉCIO NEVES, a nosso ver, comete o pecado da GULA [fome de poder] e ACÍDIA [preguiça de planejar] fizeram com que os votos do candidato AÉCIO NEVES encolhessem e deixando o tucano numa situação desconfortável, amargando um terceiro lugar no ranking da corrida presidencial, com apenas 15% da preferência do eleitor, índice este constatado por os três principais órgãos de pesquisa eleitoral, em pesquisas realizadas na última semana.


      Gravura 03: Fome de poder. 

O candidato AÉCIO NEVES cometeu o pecado da GULA ao se lançar candidato nesta eleição presidencial de 2014 e atrapalhou as pretensões da 2ª candidatura de José Serra que teria, a nosso ver, assegurado ao menos disputar com a candidata Dilma Rousseff um provável 2º turno, com chances reais de vencer as eleições, independentemente do trágico acidente que vitimou e matou o ex-ministro do PT e candidato do PSB, Eduardo Campos, quando a comoção social guinchou a então vice-candidata Marina Silva à condição de titular da candidatura pesebista e a galgar o segundo lugar na preferência do eleitor, de acordo com as últimas pesquisas de intenções de votos realizadas, com amplas chances em disputar o 2º turno da eleição presidencial.

O candidato tucano insiste e vem adotando o mantra: “Estarei no segundo turno. O desejo de mudança irá prevalecer. Quem concorrer contra Dilma vence as eleições E nós temos o time mais qualificado”.

No nosso modesto entendimento sobre estratégia política — como eleitor e espectador de toda a dança dos números, neste processo da disputa eleitoral para ocupar a cadeira presidencial, por um períodos dos próximos 4 anos, está faltando ao candidato tucano Aécio Neves aproveitar o que resta do horário eleitoral, no rádio e na TV, da propaganda gratuita concedido pelo TRE, e se apresentar com uma pegada de candidato de oposição, mostrar suas propostas de governo, até porque não dá mais tempo para filosofar e falar de miritocracia e de previsibilidade’, vocábulos que a maioria do eleitor não conhece e não entende e passar, de fato, a usar uma linguagem direta, como por exemplo:
·        Mostrar para o eleitor o volume de recursos planejados e o volume de recursos, de fato, aplicado para a construção das doses (12) ARENAS de futebol para a realização da COPA do Mundo de 2014, realizada no Brasil, em detrimento da saúde, da educação, da segurança pública e do bem estar da população;
·         Mostrar com imagem as obras inacabadas em todo o BRASIL, com recursos do PAC I e PAC II — que não chegam a lugar nenhum, com milhões e bilhões de recursos públicos desperdiçadas, sem falar nos superfaturamentos, a exemplo dos Viadutos de Rondônia e de infinitas obras espalhadas em todo o País;
·         Mostrar o volume de recursos do Escândalo do Mensalão e fazer um comparativo com os 10 bilhões previstos com o mais recente Escândalo da Petrobrás;
·         Mostrar para os eleitores de todo o Brasil quais os Ministérios dos quase 12 anos do Governo do PT que apresentaram escândalos e corrupção desenfreada;
·         Mostrar, com imagem e o volume de recursos gastos na construção do Porto de Havana, Cuba, com um regime de ditatorial, construído com recursos dos impostos do povo brasileiro;
·         Mostrar com imagem, a lista de políticos que receberam bilhões dos cofres da Petrobras;
·         Mostrar depoimentos de políticos e de pessoas que ajudaram a fundar o Partido dos Trabalhadores e caíram fora porque não aguentaram o desvio de objetivos e dos rumos do partido, quando só não pode é perder;
·         Mostrar, com todas as letras, a evolução do patrimônio de parentes de primeiro e de segundo graus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata  Dilma Rousseff.

CONTRAPONTO
Se o candidato tucano AÉCIO NEVES seguir à risca a nova estratégia de campanha adotada pela militância tucana é possível e provável que ele possa inverter a equação e disputar o segundo turno com a Dilma Rousseff ou até com a Marina Silva.
Tenham todos uma boa semana.
Antônio de Almeida Sobrinho escreve toda semana nos seguintes Portais de Notícias, da mídia regional:
www.rondonoticias.com.br   wwww.gentedeopiniao.com.br
www.newsrondonia.com.br e www.emrondonia.com.br  e no Blog ESPINHA NA GARGANTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário