terça-feira, 1 de julho de 2014

BRASIL X COLÔMBIA: JOGO DE UM NOVO TEMPO




                                          
█ Jogo de Copa do Mundo de futebol não deveria existir favoritos — quando o analista faz a leitura, se utilizando de quantitativos estatísticos, tomando como base o retrospecto de todas as partidas disputadas entre os adversários — porque nem sempre a lógica prevalece. Cada partida é uma nova partida e se conclui desta maneira, de forma racional e óbvia, que quando a questão se trata de jogo de futebol as premissas têm conclusões desconexas, contraditórias e costumam passar tangenciando o resultado esperado e, em algumas situações, passam  bem longe do resultado esperado.
█ Quando se constata que entre 25 partidas realizadas entre as seleções do Brasil x Colômbia, o Brasil consegui 15 vitórias e marcou 55 gols, enquanto a Colômbia obteve apenas 2 vitórias e marcou somente 11 gols e ocorreram 8 empates — quando estes indicadores numéricos expressam, a olho nu, a superioridade técnica e tática da Seleção do Brasil, que em termos quantitativos extrapolam uma superioridade acima de 5 vezes o número de vitórias e de gols pró, do Brasil em relação à Seleção da Colômbia.
 █ Quando o assunto é Copa do Mundo, as seleções do Brasil x Colômbia se enfrentaram 10 vezes, com a seguinte estatística: a Seleção do Brasil obteve 8 vitórias e a Seleção da Colômbia, apenas 1 e 1 empate.  Estes números são preocupantes e podem pegar o Brasil no contrapé: a comissão técnica do Brasil tem que alertar para nossos atletas que os tempos são outros. A Seleção da Colômbia vem de uma sucessão de vitórias na primeira fase classificatória, se classificando com 1º lugar da chave, assim descritas, com os seguintes números: 3 jogos, 3 vitória, 9 gols pró e 2 gols contra e 7 gols  de saldo, na seguinte ordem, abaixo, e com o artilheiro, até então, e melhor jogador deste grupo, considerado pela FIFA, sendo o meio-cambista James Rodriguez, da Colômbia, seguido por Ivan Persic, da Croácia, e de David Luiz, do Brasil.
Colômbia 3  x Grécia 0
Colômbia 2   x Costa do Marfim 1
Colômbia 4    x Japão 1
█ A mais recente partida da Seleção da Colômbia contra a Seleção do Uruguai, válida pelas oitavas de final, a celeste foi despachada pelos colombianos pelo placar de 2 x 0, consolidando-se, assim, com esta 4ª vitória da Seleção da Colômbia, seguida, pela Copa do Mundo de 2014.
█ O Técnico da Seleção da Colômbia José Pékerman, um argentino, que conhece tudo sobre a Seleção do Brasil, afirma que não existem favoritos entre Brasil e Colômbia. José Pékerman reconhece a grande fase que atravessa o camisa 10 James Rodriguez, artilheiro, até então da Copa do Mundo, com 5 gols marcados; na grande forma do goleiro David OSPINA, do atacante Teófilo Gutiérrez; DO Juan Guillermo Cuadrado e, enfim, elegia a toda e equipe e fala que todos estão preparados para enfrentar a Seleção do Brasil, de cabeça erguida.
 █ A Seleção da Colômbia é possuidora de um futebol arrojado, compacto, formada por atletas com muita garra e força física, onde a tônica é o vigor físico, a velocidade, com técnicas diferenciadas das demais seleções anteriores, muita raça e bastante disposição para consolidar a história do futebol da Colômbia, e a fim de marcar um novo tempo no futebol de Copa do Mundo.
█ Após cada partida realizada e com um saldo de 4 vitórias consecutivas, passo a passo, de degrau em degrau, a Seleção da Colômbia  vem materializando sua disposição e se transformando em uma grande surpresa desta Copa do Mundo de 2014.
 █ A dobradinha que a Colômbia vem fazendo com a eletrizante Seleção da Costa Rica, que prometem se transformar em divisores de água entre o ontem e o hoje de Copas do Mundo da Fifa, e, ao mesmo tempo, se transformar em verdadeiras surpresas e desmancha prazer de grandes seleções desta Copa do Mundo de 2014, do Brasil.
█ Temos que ter muita sorte e a proteção de Deus — de forças ocultas e presentes — para não termos o desprazer em ver uma destas seleções disputando a partida final desta Copa do Mundo do Brasil, com a Alemanha ou mesmo com uma Holanda, porque a Argentina será elimina na próxima partida.
█ Para que o prezado leitor possa avaliar a superioridade da Seleção do Brasil em relação à Seleção da Colômbia, vou pedir a licença para reproduzir uma estatística disponibilizada pela FIFA, com informações precisas, sobre as goleadas que o Brasil aplicou na nossa próxima adversária do dia 4 de julho de 2014:
1ª  Copa América de 1945     Brasil 3   x   0  Colômbia;
2ª Copa América de  1949     Brasil 5   x   0 Colômbia;
3ª Copa América de 1957       Brasil 9   x   0   Colômbia;
4ª Copa América de 1963       Brasil   5   x  1   Colômbia;
5ª Eliminatórias da Copa
    do Mundo em 1963              Brasil 6    x   2   Colômbia;
6ª Eliminatória da Copa
    do Mundo de 1978               Brasil 6   x   0    Colômbia.
█ Os últimos confrontos entre Brasil e Colômbia, ocorreram os seguintes resultados:  a Seleção do Brasil obteve 3 vitórias e cinco embates, quando um destes foi pelo placar de 1  x 1 e os 4 demais, sem gols.
█ Agora, vamos passar de números e estatística para ação, para a praticidade. A Seleção comandada pelo Técnico Luiz Filipe Scolari tem a seu favor 23 jovens jogadores de padrão ‘FIFA’, que a maioria joga em Clubes de Futebol de vários países e continentes, inclusive no Brasil, e tem a seu favor o mando de campo, que não podemos discutir ou questionar a importância do calor da torcida.
█ Se coloque, agora, no lugar do Neymar, um jovem atleta de apenas 22 anos de idade, ao cobrar aquele 5º pênalti contra a Seleção do Chile e ter a obrigação de não perder. Se perdesse aquela cobrança o Brasil seria desclassificado e iria ficar fora do resto da Copa.  Pára para pensar?
█ Por outro lado, deve-se, também, considerar que a responsabilidade em jogar todas as partidas da Copa em casa, diante de nossa torcida, e todos os detalhes de todas as jogadas serem assistidas por mais de 200.000.000 milhões de brasileiros e da maioria dos países do Mundo. Neste caso, a responsabilidade passa a ser dobrada e a adrenalina, surge em dose dupla, ou tripla ou quádrupla, a todo vapor, e o fator emocional não tem limites para fazer estragos.
█ A Seleção do Brasil conta, neste momento, com a energia decisiva emanada por impulsos e por descargas emocionais de mais de 200 milhões de irmãos brasileiros — que se somam a cada jogada e transformam a fragilidade de alguns jogadores em verdadeiros guerreiros samurais e em bravos vencedores.
█ Neste sentido, além de nossas energias que se somam à determinação da família Luiz Filipe Scolares, em conjunto com todos da comissão técnica, e compartilhadas e definidas com:
·         as mãos milagrosas, o reflexo e a agilidade de um experiente goleiro Júlio Cesar que na hora precisa saberá muito bem defender nossas cores, com já tem muito bem provado;
·         a habilidade técnica e a força física jovem de sua estrela de primeira grandeza – o jogador Neymar Jr, que em uma jogada elástica, em um  momento mágico pode definir a Copa do Mundo;
·         a determinação, a técnica, a obstinação e a habilidade técnica e tática do zagueiro David Luiz pode fazer um defesa salvadora e marcar um gol decisivo para atingirmos o próximo degrau;
·         da experiência, da técnica e da habilidade de defender e de armar de um lateral Marcelo;
·         da liderança, da segurança e da visão de tempo de bola de um capitão Tiago Silva;
·     enfim, todos estão irmanados e dispostos a disputar a final da Copa do Mundo do Mundo de 2014, no Brasil. Mas, insisto em afirmar que para que isto ocorra, os milagres devam continuar...
█ A Comissão Técnica da Seleção do Brasil não deve se empolgar com a estatística e a sequência de vitórias e não nos devemos nos empolgar com a superioridade que o Brasil tem apresentado diante da Colômbia, ao longo do tempo. Esta partida do dia 4 de julho entre a Seleção do Brasil e a Seleção da Colômbia, na Arena Castelão, na cidade de Fortaleza-CE, não tem favorito, por ser um jogo muito retrancado, com marcação em bloco e, portanto, retranca com retranca e por ser um jogo de um novo tempo e que o Brasil quer e vai conquistar o CANECO DO HEXA, mas com muitos milagres. Milagres acontecem.
█ A tendência é que esta partida seja decidida com prorrogação e até nas penalidades. Aí quem tiver maior preparo físico terá mais chances de vencer e passar para as semifinais. Continuo a afirmar: para que o Brasil jogue a partida final e se torne um Hexacampeão Mundial de Futebol terá que ter muita sorte e que ocorram milagres.
█ Unidos, o povo jamais será vencido. Vamos juntos, vamos todos com o pensamento positivo e jogar fora o pessimismo. Façam como eu fiz. Mas eu continuo falando: Conquistar o caneco do Hexa, só por um milagre!!!
 RECOMENDAÇÕES PARA O LEITOR
Uma recomendação aos amigos que tomam remédio para controlar a pressão arterial: quem não tiver uma saúde perfeita ou algum problema cardíaco é aconselhado não assistir ao futebol, nesta próxima sexta-feira, 4 de junho de 2014, partida esta decisiva, de vida ou de morte, entre a Seleção do Brasil e a Seleção da Colômbia.  Todo cuidado é pouco. Muito cuidado.

Leia o Blog ESPINHA NA GARGANTA
                 Tenham uma boa leitura e uma ótima reflexão.
 Para contrapor as nossas posições, o (a) eleitor (a) ou o (a) leitor (a) pode utilizar os seguintes contatos:
_____________________________________________________________________________________
Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em Engenharia de Pesca, com Pós-Graduação em Tecnologia do Pescado pela FAO/UFRPE, com Pós-Graduação em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Conselheiro Administrativo do Sistema SESCOOP/OCB-RO, 2013/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário