segunda-feira, 7 de julho de 2014

BRASIL X ALEMANHA: DAVID DERROTA GOLIAS



█ Uma pergunta vinha há muito tempo sendo entoada em verso, em prosa e com rima rica por parte da mídia que faz a cobertura da Copa do Mundo de 2014, no Brasil: caso o jogador Neymar Jr. venha ficar impossibilitado de jogar, por qualquer motivo, qual a carta que o técnico Luiz Filipe Scolare utilizaria para substituir o quase insubstituível?
█ Esta resposta deve ser bastante amadurecida para não sacrificar e atrapalhar a estratégia técnica e tática do treinador Filipão.
█ O futebol é um esporte-arte que nem sempre ganha quem tem mais força física, mais resistência e mais técnica. Ganha no futebol, quase sempre, aquele que tem as melhores estratégias, se assemelhando à arte da guerra — porque o futebol, também, é uma grande guerra.
█ Veja qual foi a estratégia utilizada pelo técnico da Holanda Van Gaal para ganhar da Seleção da Costa Rica. Van Gaal poupou uma substituição, jogou com um jogador machucado, sem a mínima condição de continuar em campo — somente a comissão técnica e o goleiro reserva sabiam da estratégia — e somente fez a terceira substituição no último minuto da prorrogação para trocar o goleiro titular Cillessen por Krul, por considerá-lo mais preparado para defender as cobranças de pênaltis contra a seleção de Costa Rica.
█ O resultado todos nós assistimos: o grandalhão goleiro Krul defendeu duas cobranças e a Holanda se classificou para as semifinais da Copa do Mundo de 2014.
Na Copa do Mundo de 1962, realizada no México, ocorreu um fato quase semelhante ao atual: a seleção do Brasil perde um de seus melhores jogadores, o jovem Pelé, ao sofrer uma grave contusão na partida contra a Checoslováquia e o Brasil empata pelo placar de 0 x  0. Naquela oportunidade, o técnico do Brasil Aymoré Moreira tira uma carta escondida na manga da camisa — e lança na fogueira um atleta até então desconhecido por a maioria dos torcedores brasileiros com o nome de Amarildo que salva o Brasil ao marcar os 2 gols do Brasil e a seleção ganha pelo placar de 2 x 1 contra a seleção da Espanha (nas oitavas de final) e classifica o Brasil para a próxima fase. Ao lado de Garrincha e de tantas outras estrelas de primeira grandeza, brilham durante toda a Copa do Mundo e na partida final contra a seleção da Checoslovávia o Amarildo marca mais um gol que abre a vitória do Brasil pelo placar de 3 x 1, dando ao Brasil o título de Bicampeonato Mundial de Futebol de 1962.
                                
█ Ninguém no Brasil tem dúvida alguma em afirmar que esta seria e será a Copa do Neymar — e como será — mesmo sem ele jogando esta semifinal contra a seleção da Alemanha, super favorita até nos filmes de Hollywood, em versão recente de os Simpson, e na final contra a Argentina ou Holanda.
█ Estamos disponibilizando para o prezado leitor um retrospecto entre os confrontos das seleções do Brasil x Alemanha, em todos os tempos. Segundo as estatísticas disponibilizadas pela FIFA, as duas seleções se enfrentaram 21 vezes, com os seguintes resultados: o Brasil obteve 12 vitórias, marcou 39 gols, sofreu 24 gols e 5 empates; enquanto a Alemanha ganhou 4 partidas e marcou 24 gols.
█ As últimas partidas realizadas entre as seleções do Brasil x Alemanha ocorreram os seguintes resultados:
 Brasil  2   x   0  Alemanha  em 30 de junho de 2002;
Brasil   1    x   1 Alemanha  em 08 de setembro de 2004;
Brasil  3  x   2  Alemanha  em 25 de junho de 205;
Brasil   2    x   3  Alemanha  em 10 de agosto de 2011.
█ As últimas partidas enfrentadas e disputadas pelas seleções do Brasil e da Alemanha, válidas pela Copa do Mundo de 2014, ocorreram com os seguintes resultados:
      


       SELEÇÃO DO BRASIL
1             Brasil 3  x 1  Croácia                                        
2            Brasil 0  x 0 México                                          
3            Brasil 4  x 1 Camarões                                   
4               Brasil 1  x 1  Chile                                          
5              Brasil 2  x 1 Colômbia   
SELEÇÃO DA ALEMANHA
       Alemanha 4  x  0  Portugal
 Alemanha 2  x  0  Gana
 Alemanha 1  x  0  Estados Unidos
            Alemanha 2   x  1   Argélia
      
Alemanha 1   x  0  França  




█ Como deverá ser o jogo entre as seleções do Brasil e da Alemanha:
Esta partida da seleção do Brasil contra a da Alemanha será a mais importante e, por mais paradoxal que pareça ser, deverá ser o jogo mais fácil de todos para o Brasil, até aqui realizados nesta Copa do Mundo de 2014. Esta será uma partida de poucos gols, de ataque e contra-ataques, com amplas possibilidades de decisão nas penalidades máximas. Neste caso, partida decidida nesta modalidade de gol, quase sempre ganha quem tem um melhor goleiro, maior sorte nas cobranças das penalidades e mais sorte na hora H de escolher o lado para defender ou pegar a bola. Em assim sendo, eu continuo a afirmar; a conquista do CANECO DO HEXA, só por um milagre.
█ As analisarmos friamente os números apresentados pelas estatísticas entre as duas seleções do Brasil e da Alemanha, constamos a superioridade do Brasil. Mas não devemos esquecer que jogo de futebol é o jogado no momento presente e quando neste presente nos deparamos com perdas técnicas, com baixas no quadro técnico, não temos dúvidas de que toda a engrenagem que se altera requer um determinado tempo e um minucioso trabalho para a recomposição das peças e, para que isto ocorra, demanda muito tempo, e não dispomos deste tempo para tal.
█ A seleção do Brasil sofreu duas baixas: o segundo cartão desnecessário do capitão da seleção Tiago Silva, considerado como o jogador mais importante da seleção do Brasil, depois de Neymar e de David Luiz, que ficou fora deste jogo contra a Alemanha, e a brutal contusão da estrela maior do Brasil —  o artilheiro do time — o jogador Neymar Jr.
█ Quando Carlos Drummond de Andrade escreveu o poema José, coincidentemente em Minas Gerais, onde a seleção do Brasil irá enfrentar a da Alemanha, nesta terça-feira, dia 8 de julho de 2014, na Arena do Mineirão, em Belo Horizonte: E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? E agora, você?
█ Esta resposta o técnico Luiz Filipe Scolare terá a obrigação de responder para todos nós torcedores brasileiros. Qual a carta que o Filipão irá tirar da manga daquela jaqueta da sorte para substituir o melhor jogador da seleção do Brasil, neste momento tão decisivo e crucial?
█ O técnico do Brasil Luiz Filipe Scolare tem no banco de reserva grandes jogadores que podem muito bem ser utilizados neste momento decisivo: tem o Jô, o Henrique que o Filipão conhece na época do Palmeiras, o volante Hernanes, o meia Willian e o atacante Bernard. Como todo torcedor do Brasil nestas horas se transforma, também, em técnico de futebol, eu tenho aqui a minha sugestão que estarei remetendo para o técnico Luiz Filipe Scolare, através de correio eletrônico: colocar o Willian ou mesmo o Bernand com a camisa 9, na cabeça de área, como meia armador e podendo avançar para chutar e marcar gol, em substituição ao Fred, e entregar a camisa 10 para o Fred e determina para que passarem a bola para ele, como faziam com o Neymar. Será que o Filipão irá aceitar esta idéia? Todos irão ver como o Fred será capaz de sair de campo como herói e com o a seleção do Brasil classificada para disputar a final contra a Argentina ou Holanda.
 █ Em assim acontecendo, o técnico Filipão irá sair da Arena do Mineirão, nesta terça-feira, como um verdadeiro herói e consagrado como um grande estrategista, em utilizar a arma secreta certa, na hora certa e no momento certo, e, ao mesmo tempo, reconhecer, com todas as letras, que era feliz e não sabia — como fez o seu colega e quase inimigo técnico da seleção da Holanda Van Gaal, em fazer uma substituição esdrúxula, em substituir o goleiro titular pelo reserva, no último minuto da prorrogação, para defender as penalidades máximas cobradas pela seleção de Costa Rica, como muito bem defendeu e classificou a Holanda para as Semifinais —  que ninguém na seleção sabia, exceto o próprio goleiro reserva.
█ O jogador Neymar Jr. tem tanta importância para a conquista da Copa do Mundo de 2014 que só a sua presença física na Arena do Mineirão, em ficar no banco dos reservas e assistir ao jogo contra a Alemanha, de camarote, terá uma energia tão positiva que todos os jogadores que estarão em campo irão se multiplicar e se desdobrar para sair do Mineirão, nesta terça-feira, dia 8 de julho de 2014, com a classificação para disputar a final da Copa do Mundo, em busca da conquista do Caneco do Hexa, desejo este de todos os torcedores brasileiros e o maior sonho de todos os tempos do próprio jogador Neymar.
█ Todos os brasileiros estamos com o coração na ponta das chuteiras de cada jogador da seleção do Brasil e torcendo e fazemos votos para que todas as adversidades e fragilidades da seleção do Brasil se transformem em energias, forças e determinações para atingirmos nossos objetivos: a conquista do Caneco do Hexa, mesmo que para que isto ocorra tenham que ocorrer milagres. Milagres existem e acontecem.
O PEQUENO DAVID VENCE O GIGANTE GOLIAS
No jogo da vida, válido contra a morte, nem sempre o mais forte ganha do mais fraco, depende da estratégia utilizada, caso comprovado na história da humanidade citada no Antigo Testamento quando o pequeno e frágil David derrota a fúria do gigante Golias, utilizando-se, apenas, de uma pequena pedra e do impulso de uma funda ou catapulta.
Leia o Blog ESPINHA NA GARGANTA
                 Tenham uma boa leitura e uma ótima reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário