sábado, 28 de junho de 2014

COPA DO MUNDO; NÚMERO 16 - CABALÍSTICO OU AZÍAGO?


A MALDIÇÃO DO NÚMERO DEZESSEIS




█ Estamos mergulhando no túnel do tempo, no ano de 1950, para que possamos iniciar a nossa pequena história sobre o cabalístico número DEZESSEIS e suas sucessivas coincidências, no que tange aos desfechos das Copas do Mundo participadas pela Seleção do Brasil, que se diga de passagem, participou de todas, ininterruptamente, sem faltar nenhuma delas.
 █ O maior vexame da história do futebol de todas as Copas do Mundo que o Brasil participou foi no ano de 1950 — ao disputar a decisão do título contra a seleção do Uruguai e perder pelo placar de 2 x 1, de virada. O Estádio do Maracanã se tornou pequeno para comportar tanta tristeza e se tornou o cenário perfeito da decepção e da desolação: motivos estes para tantas lágrimas que brotaram dos olhos dos torcedores brasileiros, atordoados e insatisfeitos com tudo aquilo que acabaram de ver e terem que assistir.
█ Após DEZESSEIS anos, na Copa do Mundo de 1966, na qualidade de Bicampeão Mundial, a Seleção do Brasil foi eliminada na primeira fase. A seleção do Brasil ganhou na partida de estréia da Bulgária pelo placar de 2 X 0 e perdeu para Hungria por 3 x 1 e para Portugal, também, de 3 x 1  e viu o sonho do TRI ser adiado, mergulhada em lágrimas e de cabeça baixa diante da decepção, em ver uma seleção formada de craques, como Jairzinho, Pelé, Lima, Gérson, Tostão e tantos outros, craque-craque,  na concepção da palavra, ser eliminada e retornar para casa, sem alcançar o sabor da classificação para disputar ao menos a segunda fase.
█ Após DEZESSEIS anos, na Copa do Mundo de 1982, na condição de Tricampeão Mundial, a Seleção do Brasil foi eliminada pela Itália, com uma seleção formada por verdadeiros craques — quando aquela desclassificação do Brasil foi taxada pela crônica esportiva da época como uma grande zebra, uma vez que o Brasil era um dos favoritos, formada por jogadores como: Sócrates, Toninho Cerezo, Zico, Falcão, Júnior etc e companhia ltda, preparados e dispostos a conquistar o TETRA Campeonato Mundial de Futebol. Mas como no futebol não tem muita lógica e nem sempre os melhores ganham, o Brasil teve que amargar aquela derrota e ter a conformação que deveria ter.
█ Após DEZESSEIS anos, na Copa do Mundo de 1998, com o título de TETRA Campeão Mundial, a seleção do Brasil perdeu a final para a França de goleada e ninguém ainda desvendou o que ocorreu com o principal jogador da Seleção do Brasil — o Ronaldo Fenômeno. Este mistério um dia será revelado. Eu acredito.
█ Agora, vem a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e o que ocorrerá com a nossa Seleção?
█ Neste dia 28 de junho de 2014 a Seleção do Brasil enfrenta a Seleção do Chile, que chegou a se classificar para a segunda fase e vem  com muita disposição para continuar e promete fazer história. A seleção do Chile  vem apresentando muita lambança, após ganhar e despachar a seleção da Espanha por 2 x 0  e apresentar um futebol muito disputado, não cedendo muito espaço para o adversário, com jogadas ensaiadas, tendo como ponto forte a liderança de seu Treinador Técnico Jorge Sampaoli, um argentino que sabe muito bem reconhecer as qualidades técnicas e a superioridade tática da seleção do Brasil quando se compara os jogadores do Brasil aos do Chile.
█ A seleção do Brasil vai enfrentar um adversário muito difícil, com um jogo muito retrancado e que promete neutralizar com uma marcação especial, em grupo, no sentido de marcar o jogador Neymar Jr. a maior arma ofensiva do ataque da seleção do Brasil e, assim, evitar em tomar gol.
█ A seleção do Chile se classificou, em segundo lugar na chave, ao ganhar de 3 x 1 da Austrália e de 2 x 0 da Espanha, atual campeão mundial, perdendo, apenas, para a Holanda pelo placar de 2 x 0.
█ O Brasil vai passar pelo Chile, disto eu tenho quase certeza, mas o jogo promete uma disputa muito acirrada e eu marquei em um bolão que foi feito pelos servidos, colaboradores e conselheiros da OCB-SESCOOP que o Brasil ganharia de 3 x 2. Vamos torcer pela Seleção do Brasil e vamos ver que bicho vai dar.
  Espera-se que o cabalístico número DEZESSEIS não nos venham encher o saco da Seleção do Brasil se já não bastasse perdermos, na altura deste campeonato para:
Mobilidade urbana;
Violência fora dos estádios;
Violência física dentro dos estádios;
Violência oral dentro do estádio;
Os acidentes fatais nas obras;
Os superfaturamentos das obras;
Oportunidades em melhorarmos da educação;
Oportunidades em melhoramento da saúde pública;
Oportunidades em melhorarmos a segurança pública.
█ Devemos torcer para ver a Seleção do Brasil se sagrar HEXACAMPEÃ MUNDIAL DE FUTEBOL NA COPA DE 2014 e fazer figa, torcer e lutar para que o PT não complete o famigerado cabalístico e aziago número DEZESSEIS anos no poder.
█ Unidos, o povo jamais será vencido. Vamos juntos, vamos todos com o pensamento positivo e jogar fora o pessimismo. Façam como eu fiz. Mas eu continuo falando: Conquistar o caneco do Hexa, só por um milagre!!!
Leia o Blog ESPINHA NA GARGANTA
                 Tenham uma boa leitura e uma ótima reflexão.
 Para contrapor as nossas posições, o (a) eleitor (a) ou o (a) leitor (a) pode utilizar os seguintes contatos:
________________________________________________________________________
Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em Engenharia de Pesca, com Pós-Graduação em Tecnologia do Pescado pela FAO/UFRPE, com Pós-Graduação em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Conselheiro Administrativo do Sistema SESCOOP/OCB-RO, 2013/2017.