terça-feira, 28 de abril de 2015

MUNICÍPIO DE MANACAPURU: A PRINCESINHA DO SOLIMÕES

Foto 01: Cidade de Manacapuru-AM

O município de Manacapuru pertence à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Manaus, ao sul da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, distando 84 km desta, com uma população de 92.996, segundo dados do IBGE/2014.

Considerada a 4ª cidade mais populosa do estado do Amazonas — superado apenas por Manaus, Parintins e Itacoatiara, a cidade de Manacapuru ocupa uma área de 7.329,234 km² e juntamente com outros sete municípios integra a Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana brasileira, em área territorial, e a mais populosa da Região Norte do Brasil.

A aldeia dos índios Mura, estabelecida à margem esquerda do rio Solimões, está intrinsecamente ligada à formação da cidade de Manacapuru, por volta do século XVIII, conhecida nacionalmente com o nome de Princesinha do rio Solimões.

De acordo com o calendário turístico do Amazonas, “[...todos os anos ocorrem as tradicionais festas populares das cirandas, com o desfile de vários grupos de ciranda da cidade, tendo como a mais importante a festa de Nossa Senhora do Nazaré...]”, a Santa Padroeira de Manacapuru, momento de atração de turistas de todos os estado do Brasil e até do exterior.
                                         Foto 02:  Grupo de Ciranda é o Cartão Postal da Cidade de
Manacapuru -AM Foto; A.A.S

Os grupos folclóricos atuantes na cidade de Manacapuru mantêm as tradições de seus ancestrais e acrescidos de ritmos, alegorias e fantasias recentes — provenientes de influências regionais e até importadas de outras regiões, a exemplo dos bois-bumbás e do próprio carnaval, mesclado às suas tradições de modelos e de fortes cores


            Foto 03: 
Grupo folclórico de Manacapuru-AM

  Foto 04
Desfile do Grupo de Ciranda FLOR MATIZADA.

A cidade de Manacapuru, encravada às margens do rio Solimões — e integra a Região Metropolitana de Manaus — realiza todos os anos o Festival da Ciranda, no tradicional Parque do Ingá, conhecido popularmente com o nome de CIRANDRÓDOMO, normalmente com as três principais estrelas: Os Cordões de Ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.

 Foto 05
                                                           Desfile do Grupo de Ciranda
                                                                 TRADICIONAL.

A cidade de Manacapuru é um município da Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Manaus, ao sul de Manaus, capital do Amazonas, em torno de 84 km desta.

Foto 06: Piscicultura em tanques-rede e em
 viveiros escavados

O município de Manacapuru tem recebido incentivos do Governo Estadual, através da extensão rural, tendo o IDAM com responsável pela formatação de parcerias governamentais e não governamentais, quando vem sendo implementados projetos de piscicultura, no formato comunitário, com produção de pescado suficiente para atender o mercado consumidor e atender parte das necessidades alimentares da população da cidade de Manaus.

A espécie pirarucu (Arapaima gigas, SHINZ, 1822) vem recebendo um tratamento muito especial por parte dos organismos governamentais e não governamentais em toda região Norte do Brasil, e por ser uma espécie de peixe com potencial comprovado para contribuir significativamente para a promoção socioeconômica da população e, assim, contribuir seguramente para promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura da região.

Por ter potencial para atingir até  250 kg, em ambientes naturais e  cultivado através da piscicultura semi-intensiva e intensiva, o pirarucu produz uma proteína muito especial, com grande aceitação do mercado consumidor,  levando em consideração o sabor e a preferência do consumidor — quando atualmente vem ocupando um lugar de destaque no cenário regional  —, e por ser muito apreciado na culinária regional da região Amazônica, tem alcançado resultados significativos, quando cultivado dentro das técnicas preconizadas para a piscicultura semi-intensiva e intensiva, em terra firme e em tanques-rede. 

                Foto 07: 
Réplica de um exemplar de pirarucu (Arapaima gigas, SHINZ, 1822)
 decora a Praça da Prefeitura Municipal de Manacapuru- AM.


PARA REFLEXÃO

Enquanto o Deputado Estadual  Orlando Cidade, da ALE-AM,  denuncia que o prefeito de Manacapuru-AM está montando um Projeto de Piscicultura ao lado do Cemitério da cidade,  populares nos afirmaram que mesmo que se a denúncia fosse verdadeira não teria nenhum problema porque só assim os peixes seriam cultivados sem gastar ração,  iriam crescer e se tornar autossustentáveis, conforme recomendações ambientais.

Antônio de Almeida Sobrinho tem Graduação em Engenheiro de Pesca e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Antônio de Almeida Sobrinho é colaborador dos seguintes Portais de Notícias:
www.gentedeopinia.com.br         www.rondonoticias.com.br
www.efato.com.br               www.quenoticias.com.br

 e     Blog Espinha na Garganta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário