quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alimento para o povo: Fome e justiça



█ Em recente entrevista que concedemos à mídia eletrônica, um de nossos leitores nos remete um comentário e, em tom de chocota, quando questiona: e aí, engenheiro Almeida, o Projeto tanques-rede do Candeias faliu?
Eu refleti bastante se deveria ou não responder. Com todo respeito que temos a todos os nossos leitores — e não poderia ser diferente — tomei a iniciativa em mostrar para todos os nossos amigos e internautas que lêem a Coluna Espinha na Garganta alguns detalhes que muitos ainda não estão devidamente inteirados.
  • Quando a Eletronorte nos contratou para prestar assistência técnica ao Projeto Unidades Produtivas Comunitárias para Criação de Tambaqui em Tanques-rede — UPCTR —, no rio Candeias, no município de Candeias do Jamari, em 2003, por um período de 12 meses, tendo o meu contrato sido renovado por mais 12 meses, período este que terminaria com o prazo em que a Eletronorte se ausentaria do mencionado Projeto e os usuários do setor pesqueiro teriam que tornar o empreendimento autossustentável, assumindo, assim, todas as responsabilidades, incluindo a manutenção, aquisição de ração, insumos de um modo geral, assistência técnica e tudo mais.
     
  • Mesmo com o término oficial do compromisso institucional eu ainda passei a prestar assistência técnica ao citado Projeto por mais 12 meses, mesmo sem contrato e contrariando a determinação da Eletronorte que chegou a ser penalizada com advertência pela Presidência, ao continuar contribuindo com ração para alimentar os peixes, por mais um período de 12 meses.
     
  • Após este período, as nossas responsabilidades técnicas foram encerradas e os usuários do Projeto UPCTR assumiram todas as responsabilidades, mesmo sabendo que todo empreendimento necessita de manutenção, de assistência técnica, de revitalização, de gestão administrativa, compatíveis com os níveis de necessidades que o empreendimento necessita.
     
  • Agora, diante de toda esta experiência que adquirimos com o Projeto Piloto Unidades Demonstrativas de Criação de Tambaqui em Tanques-rede, implementado no rio Candeias, no município de Candeias do Jamari, com a participação de usuários do setor pesqueiros e filiados à Colônia de Pescadores Z-6 de Candeias do Jamari, nos idos de 1998, e, posteriormente, o Projeto Técnico-Econômico: Unidades Produtivas Comunitárias para Criação de Tambaqui em Tanques-rede — UPCTR, em 2003.
     
  • A implementação destes dois (2) projetos, com a participação direta do CNPT/IBAMA, em parceria com a Eletronorte e Governo do Estado de Rondônia e da Colônia de Pescadores Z-6 de Candeias do Jamari e, demais parceiros, possibilitaram a elaboração, assinatura e aprovação do Decreto nº 4.895, de 25 de novembro de 2003, assinado pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que numa simples assinatura realizou a maior obra social de todo o período do governo da República Federativa do Brasil, em todos os tempos, com geração de emprego e renda, inclusão social, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
 
█ Para que o prezado leitor faça uma reflexão sobre a importância de todo trabalho que foi realizado pelo Estado de Rondônia, no que tange à criação de peixes em tanques rede, eu quero mostrar para os prezados amigos e leitores o trabalho que está sendo realizado, em nível nacional, como reflexo deste trabalho pioneiro realizado em Rondônia e gostaríamos de começar pelo Açúde do Castanhão, na cidade de Jaguaribara, estado do Ceará. Visita Técnica ao Açúde do Castanhão-CE.
 
 


ATO CONTRA A CORRUPÇÃO
█ Entidades não governamentais estão se mobilizando para cobrar da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia — ALE — a cassação imediata de todos os Deputados envolvidos na Operação Termópilas, da Polícia Federal.
█ Dentre estas entidades que deverão assinar o manifesto para legitimação do ATO CONTRA A CORRUPÇÃO, durante toda a folia do carnaval, se pode citar: CUT – Central Única dos Trabalhadores; CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil; Entidades Estudantis — secundaristas e universitárias; Federação das Associações de Bairros; Comissão de Justiça e Paz da Igreja Católica - CJP; Conselhos de Classes e outros.
█ Segundo informações proveniente da coordenação do ATO CONTRA A CORRUPÇÃO, cerca de 200 mil cartazes e um milhão de panfletos e criação do Site Oficial e Facebook do Fórum em Defesa da Ética e da Moralidade Pública estarão sendo confeccionados e impressos e,, em seguida, distribuídos, ao longo dos quatro (4) dias da folia de carnaval para que a população participe, ativamente deste movimento.
 
 

 
PENSAMENTO DO MÊS
“Que país é este que junta milhões numa marcha gay, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção.”
(Em 07/07/2011 – Juan Arias, correspondente do Brasil do Jornal El País).
                   
PENSAMENTO DO DIA
Demorou, mas parece que o povo está com fome de justiça e começa a se conscientizar de que os níveis de corrupção estão chegando ao limite máximo de tolerância e não pode continuar.
(Antônio de Almeida Sobrinho, 14 de fevereiro de 2012.)
 
                                 PENSAMENTO OTIMISTA
“Em Rondônia, quem roubou, roubou. Quem não roubou não roubará mais.”
(Coordenação do Fórum em Defesa da Ética e da Moralidade Pública do Estado de Rondônia.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário