terça-feira, 25 de dezembro de 2018

PERSPECTIVAS PARA 2019: O ANO DO PORCO

O Novo Ano de 2019, na Astrologia Chinesa, tem início a partir de 5 de fevereiro de 2019 e termina em 24 de janeiro de 2020, e tem o PORCO como regente, símbolo da paciência e bondade — com influência direta para que as pessoas se tornem doces e generosas, com coragem e determinação para alcançarem suas metas e atingirem seus objetivos.

Por ser o Ano de Energia 3 — pois 2 +0 +1 + 9 = 12 = 1+ 2 = 3.

Na tradução da numerologia, isto significa que o Ano de 2019 será o ano “de consolidação, de expressão, de encorajamento e de deslocamentos” e por ser considerado o número da comunicação “ele trará a todos o poder da fala e do convencimento”.

De acordo com as pesquisas da Numerologia todos devem se preparar e ter cuidado com o poder da palavra quando se afirmam que “a comunicação mal utilizada pode provocar escândalos e rumores em sua vida pessoal, tenha cuidado com isso”.

O PLANETA MARTE:

 De acordo com a mitologia grega e romana o planeta MARTE é conhecido como o “Deus da Guerra”.

As ondas de energias propagadas durante o ano de 2019 contribuem para a materialização e consolidação do uso da força e para toma de grandes decisões.
Em consonância com os critérios da Astrologia, cada ano adota um planeta como símbolo e seu representante, com um ciclo de 36 anos, com uma regência planetária.

O QUE MARTE IRÁ NOS INFLUIR?
RESPOSTA: Está ligado à energia criativa, originalidade, à individualidade, ao poder, à masculinidade e à objetividade. É a unidade, Deus; e também o Eu, a personalidade individual do ser humano. Também traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações.

COMO CALCULAR O ANO NA NUMEROLOGIA PESSOAL 2019?

É muito simples e não tem nada de bruxaria e de adivinhação. Trata-se de estudos da NUMEROLOGIA que requer simplesmente de entendimento, de interpretação e de aceitação.

Veja como é fácil calcular o seu Ano na Numerologia de 2019:

Você adiciona o dia e o mês do seu nascimento com o ano de 2019 e, em seguida, você subtrai o algarismo resultante, até encontrar um número de 1 a 9. Veja o exemplo:

Maria nasceu no dia 15 de junho de 1.999, deverá somar:

Dia: 1 + 5 = 6
Mês: junho é o mês 06. Então 0 + 6 = 6 .

Você vai adicionar o dia e o mês do seu nascimento com o ano de 2019 e depois subtrair o algarismo resultante até encontrar um número de 1 a 9. Veja o exemplo.
Ano: 2019 = 2 + 0 + 1 + 9 =12 = 1 + 2 = 3
Você faz o somatório de todos os algarismos: 6 + 6 + 3 = 15.
Agora você soma: 1 + 5 = 6
O seu Ano Pessoal na Numerologia de 2019 é o 6
Veja na sequência a seguir, tudo aquilo que o resultado de seus cálculos têm a falar:
Número 1: Fluídos de energia positiva e criativa; auto confiança e individualidade; sede de poder e à objetividade. Culto à personalidade, à coragem e à independência.
Número 2: Representa a dualidade e polaridade, exigindo uma complementação. Representa a sensitividade e a intuição e equilíbrio.
Número 3: Tem como destaques a personalidade, a eloquência, a expressão, a  comunicação e a criatividade. Quem o somatório com o número três tem o poder de se integrar à mente, à matéria e ao espírito. Enquanto a simpatia, a interação, o otimismo, a inteligência fluem naturalmente, ocorre o contraposto com a reflexão, com a timidez e com a tristeza. 
Número 4: Representa o quadrado. É o número da terra e revela a fidelidade. Ao simbolizar as 4 estações do ano, o número quatro também representa os elementos e as pontas do compasso. Quem tem o somatório 4 convive com a certeza de que atua num terreno fértil e no caminho da luz e da prosperidade.
Número 5: Como símbolo dos sentidos e da intuição, o número cinco predomina a independência, a convicção e a aventura como alternativas em busca dos caminhos  corretos para a realização — que inspiram mudanças, aventuras e oportunidades.
Número 6: Traz o número seis um leque de responsabilidades sociais e familiares que concentram a preocupação com o lar e a família, culminando com o bem estar da sociedade. Tem compromisso com a simpatia, com um comportamento amável e equilibrado, espírito artístico, humanitário  e conduta honesta.
Número 7: Representa a espiritualidade, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris, os sete números da perfeição e a totalidade do Universo. Quem tem este somatório com o número sete  tem uma multiplicidade de benefícios que propiciam tranquilidade, paz, harmonia e prosperidade, com fluência, sem ser necessário de muita preocupação e esforço.
Número 8: Traduz a luta, o enfrentamento, a guerra pessoal e a determinação — com justiça social, honestidade profissional e senso ético e moral. Como símbolo do  renascimento, o número oito representa a vitória pessoal, através da prosperidade. 
Número 9: Como final de um ciclo e começo de outro, este número nove se associa ao altruísmo, à fraternidade e à espiritualidade. Representa a plenitude de realizações e a materialização de desejos pessoais e materiais. Inspira a atingir o amor perfeito e infinito.
PERSPECTIVAS PARA 2019
Quero aqui neste espaço informar aos nossos queridos leitores e amigos que venho há anos escrevendo esta Coluna ESPINHA NA GARGANTA, sempre aos finais de Ano, quando o subtítulo é ‘PERSPECTIVAS PARA O ANO ...  2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ...’, em parceria com um grande amigo, OSWALDO MORALES, que não chega a ser um paranormal, porém, por ser amigo dos livros e aficionado contumaz em leituras bíblicas, maçônicas e literárias, se transformou em um grande estudioso da NUMEROLOGIA  e da ASTROLOGIA e que todos que o conhecem passam a tê-lo com muito respeito e admiração e suas palavras devem ser escritas e guardadas para se comprovar a veracidade em tudo que fala e escreve e se transformam em fatos. Trata-se de um velho amigo e irmão de longas datas, de lutas e jornadas, daqueles que quando não pode ajudar, ele só tem uma alternativa: SEMPRE AJUDA.
De acordo com o Calendário Chinês, ou o Horóscopo Chinês, o ano de 2018 é o Ano do Cão da Terra, o que significa afirmar que é o ano de muitas dificuldades, de intempéries, de muita violência e de contrariedades para os habitantes da terra.   Superadas em parte com lutas e resignação, quando foram necessários ajustes em todas as esferas da sociedade como um todo, como já havíamos previstos em nossa última coluna de 2017.

Além do que como a numerologia da cabala 2018 foi um ano par em si e par e sua somatória (2 + 0 + 1 + 8 = 11, ou seja, 1 +1 = 2, isto quer dizer, a necessidade de planejamento e muita cautela, e que também é o Número fatídico dos contrários onde é necessário harmonizá-los para se chegar a um bom termo, foi o que ocorreu para nós principalmente brasileiros neste 2018.

Para 2019, vejamos o que diz o horóscopo chinês. É o ano do Porco da Terra, o que quer dizer (Prosperidade, realizações, fuçando a terra em busca de alimento e fortuna, poupança, (o porquinho cofrinho), fartura (carinha gorda), alegria (orelhinhas em pé) e obstinação).

Ainda quando a numerologia da cabala em 2019, temos um ano ímpar em si e ímpar em sua somatória (2 + 0 + 1 + 9 = 12, ou seja, 1 +2 = 3, isto quer dizer muita luta conquistas, realizações vitórias, pois em anos par/par (planejamento), anos ímpar/ímpar (realizações).

Para o mundo em geral, assim será na maioria dos países, no Brasil principalmente, conheceremos o fim de um ciclo e o início de um novo tempo, pois como diz o Horoscopo Chinês, como também a cabala, os ciclos de 12 em 12 signos, o novo se inicia agora em cinco de fevereiro de 2019.

Para o nosso estado não será diferente, embora tenhamos muitos ajustes a serem feitos principalmente na área da educação e na saúde, como na economia, com as possíveis privatizações planejadas pelo governo federal.

Para o município, pouco podemos esperar, a não ser uma nova política de distribuição de rendas, como o fundo de participação dos municípios que dever ser  remodelada pelo novo ministro da economia, no mais as coisas fluirão com tranquilidade, embora o novo governo, tanto federal como estadual, enfrentarão turbulências passageiras, não difíceis de ser superada, pela eficácia dos novos ministros, técnicos e grande conhecedor das suas áreas de atuação, assim conheceremos um novo tempo de progresso, um pouco parecido, com o ocorrido na Gestão Militar de 1964.


                                         O QUE 2019 PROMETE?

         NO ÂMBITO NACIONAL:  

             O presidente eleito e empossado em 1º de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro,  terá muitas dificuldades para realizar as reformas estruturais que serão necessários de 2/3 dos votos no Congresso Nacional, na Câmara Federal e no Senado da República, necessários e imprescindíveis para colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento e sofrerá oposição desenfreada de partidos de oposição, com destaque do Partido dos Trabalhadores (PT) — que não medirá esforços para evitar a governabilidade  e de suas organizações não governamentais — que irão tentar, a todo custo, buscar desestabilizar o Governo e suas estruturas, em níveis nacional, estaduais e municipais.

             ATUAÇÃO MARCANTE
         Para que o presidente Jair Bolsonaro comece sua atuação com uma atuação marcante e dinâmica à frente dos destinos do Brasil terá que iniciar com muito gás e determinação — semelhante a um time de futebol que começa a partida marcando gol e ocupando os espaços do campo e, com isto, tem tudo para obter um resultado positivo no final da partida.

                                   MINIMIZAR AS RAÍZES COMUNISTAS
             Para que o Governo do presidente Jair Bolsonaro consiga minimizar as raízes do comunismo Bolivariano entranhadas no solo do terreno do PT no Brasil será necessário a implementação de um serviço de inteligência com know-how de um FBI, com a coordenação das Polícias Federal, Civil e Forças Armadas a fim de se evitar atentados políticos, minimizar a criminalidade em níveis incontroláveis e mortes praticadas por organizações criminosas, coordenadas pelo PCC, CV  e, ao mesmo tempo, inibir ações devastadoras das organizações criminosas disfarçadas de organizações não governamentais — que durante o governo do PT foram financiadas com o suado dinheiro do trabalhador brasileiro para invadir propriedades privadas e violar o patrimônio público e privado.

                                                  CORRUPÇÃO ENDÊMICA

             Com a redução do atual nível de corrupção endêmica no Brasil, o novo Governo terá até meados de 2019 para ver o crescimento da indústria, a taxa de empregos crescer e o PIB voltar a patamares animadores para que a população tenha melhores oportunidades e melhores qualidade de vida.
                                                            A SEGURANÇA DO PRESIDENTE: 



                       A segurança pessoal do Presidente Jair Bolsonaro deverá ser muito bem reforçada pois todo cesteiro que faz um cesto faz um cento. Todo cuidado é pouco, especialmente nestes festejos de celebração da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro pois os olhos dos invejosos e os instintos dos adversários rondarão a espreita e de uma oportunidade de vulnerabilidade. Na primeira vez a cobra do mal errou o bote. Todo cuidado é pouco.   A exemplo, também, do anunciado ministro da Justiça Sérgio Moro, ex-Juiz Federal que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá evitar se expor na crista, sem segurança reforçada, em especial, em se expor em solenidades públicas onde se encontrem concentrações de massas e de difícil controle de sua segurança. O mal existe e rodeia as pessoas de bem e que pretendem trabalhar com seriedade. 
SEGURANÇA PÚBLICA: 
               
             O novo Governo terá que investir no aparato policial, em qualificação, em inteligência para dotar o efetivo policial com “now-how” tecnológico para enfrentar o crime organizado — comandado de dentro e de fora dos presídios — por líderes de facções criminosas, como o PCC e CV e outros, com ramificações com milícias e por grupos de extermínios, atuando em muitas metrópoles e cidades do Brasil   
 CORRUPÇÃO PÚBLICA:

                   O novo Governo terá que investir no aparato policial, em qualificação, em inteligência para dotar o efetivo policial com “now-how” tecnológico para enfrentar o crime organizado — comandado de dentro e de fora dos presídios — por líderes de facções criminosas, como o PCC e CV e outros, com ramificações com milícias e por grupos de extermínios, atuando em muitas metrópoles e cidades do Brasil
             
APARELHAMENTO POLÍTICO:

O aparelhamento do Estado ocorre quando as forças políticas manipulam a gestão das estruturas do Governo com objetivos pré-determinados e programados com fins normalmente para o desvio de conduta e fins obscuros.
A gestão do Governo Jair Bolsonaro terá que ter muito tato político e estratégias — semelhantes à estratégias militares para combater com o adversário sem ficar vulnerável na crista e, através de mecanismos adotados em guerras pacifistas — ganhar a batalha sem ser necessário fazer a guerra. O Governo Bolsonaro não pode se esquecer que seus adversários políticos não irão perder oportunidade para desestabilizar a sua administração e num piscar de olhos, por quaisquer motivos e até mesmo sem motivos, o presidente poderá sofrer uma enxurrada de denúncias e de pedidos de Impeachment que para se salvar será necessário tem maioria na Câmara e no Senado para livrar sua cabeça da guilhotina. Mirem-se no exemplo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que peitou de frente o Legislativo e como não teve maioria sofrera um processo de Impeachment que desaguou em sua cassação da cadeira de presidente da República.

APARELHAMENTO NA EDUCAÇÃO:

Escola com ideologia é a principal raiz da árvore frondosa semeada nos últimos anos pelo Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que apresentará muita resistência ao Governo do presidente Jair Bolsonaro.
Estes 13 anos de governo do PT o sistema educacional do Brasil fora aparelhado de tal forma que os corpos docentes (professores) e discentes (alunos) receberam uma injeção ideológica capaz de neutralizar o discernimento racional de uma parcela significante destes segmentos — uma espécie de uma lavagem cerebral — mostrando os benefícios da política adotada pelo Governo do PT, como uma plataforma ideológica  de esquerda ultra-positivista, quando na verdade são adotadas metas do comunismo bolivariana, com inversão de valores morais, em detrimento da família e dos bons costumes da família tradicional cristã.

  'DESIDEOLOGIA' DE CARÁTER:


Não se justifica um cidadão brasileiro que estudou e foi criado cantando o Hino Nacional, cantando nas escolas públicas o Hino à Bandeira, defendendo a nossa soberania, defendendo o nosso patrimônio, as nossas riquezas se alinhar a ideologia Bolivariana, com base em coisa nenhuma, com foco na corrupção, em aparelhar as estruturas públicas, em saquear o erário público e ainda por cima fazer generosidades com os recursos públicos destinados a desenvolver o Brasil e em promover o bem estar social de sua população.  Todos que têm este entendimento podem ser considerados os traidores da pátria e de repente mudaram de lado e passaram a apoiar a determinadas facções criminosas que tem provado por A + B que quando o problema é defender a coisa pública o que está em primeiro lugar é a coisa particular. 
A CLASSE POLÍTICA



Acostumados com o toma lá da cá a administração do Governo Jair Bolsonaro terá que ter muita diplomacia e jogo de cintura para manter a harmonia entre os poderes Legislativo e o Executivo. Com a retirada abrupta do toma lá dá cá, aprimorada na gestão do atual Governo do presidente Michel Temer, na primeira invernada quando o gado sente o cheiro da chuva — na primeira solicitação de Impeachment que surgir contra o presidente Jair Bolsonaro quem irá fazer a contagem de votos? Quem não se lembra do recente caso do então presidente Fernando Collor de Mello, que fora eleito por um partido nanico e sem expressão política, que sofrera um processo de Impeachment acusado em receber de presente um carro utilitário (uma Elba, hoje avaliada ao preço de um Fiat Uno 1,0) porque peitou o Congresso Nacional e não teve maioria na Câmara e no Senado e quem o defendesse, com garras e unhas.   

COMO FAZER O MILAGRE OU A MÁGICA?

Se o presidente eleito e empossado Jair Bolsonaro conseguir de fato um milagre em reduzir em 50% a corrupção endêmica e generalizada que se enraizou em todos os níveis da pirâmide social do Brasil,  este passará a caminhar a passos acelerados, visíveis a olho nu e parte da sociedade que estava com as vendas nos olhos passará a entender, a compreender e a apoiar esta administração que tem tudo para mudar o rumo de nossa história e fazer a grande diferença e, assim, promover o desenvolvimento socioeconômico, com sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável.
 
Com a nomeação do ex-juiz Federal Sérgio Moro para ocupar o Ministério da Justiça da administração do Governo Jair Bolsonaro, a corrupção endêmica no Brasil terá uma trégua e os níveis de prisões tendem a aumentar, uma vez que o modus operandi das empreiteiras e das empresas que atuam no dia-a-dia e no vai-e-vem nos três níveis da pública — municipais, estaduais e federal — irão querer continuar operando nos mesmo moldes e nos mesmos padrões onde a propina fala mais alto e tem um poder de barganha sem precedentes em todas as moedas e no meio empresarial.  Ou o Governo muda os métodos licitatórios e os moldes dos pregões eletrônicos — que através destes se atendem as necessidades da máquina governamental ou o sistema continua a corroer as estruturas das finanças públicas e a correr pelos ralos da República o erário público destinado a promover o desenvolvimento do País.

ELEIÇÃO DA CÂMARA E NO SENADO:

Se o governo do presidente Jair Bolsonaro tem interesse em aprovar as reformas que se tornam necessárias para conseguir colocar o Brasil nos trilhos do progresso e do desenvolvimento, será necessário ficar atento para as duas eleições que se avizinham: a da Câmara Federal e a do Senado da República. Para um bom timoneiro o tamanho e a qualidade do material da vela faz a diferença na hora H de se fazer a travessia à vela e sem a opção de remo para remar. Em todas as reformas serão necessários a maioria simples ou até 2/3 dos votos nas duas casas, dependendo das votações. Quem fica de olho aberto não deixa a água afundar o barco. Se o partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro terá a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, passando de 01 Deputado Federal para 52 parlamentares, ficando atrás apenas do PT, que encolheu de 69 para 56, e, portanto, não há razão para apoiar um candidato de consenso. Jogo é jogo e lambari é pescado. 
PENSAMENTO DO ANO

            Se 2018 foi ano do CACHORRO e o PALMEIRAS que tem o PORCO como mascote foi CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2018 por antecipação, o que se poderá falar do Ano de 2019, cujo símbolo é o PORCO?

Tenham todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Antônio de Almeida Sobrinho escreve semanalmente nos seguintes Portais e veículos de comunicação:
BLOGSPOT ESPINHA NA GARGANTA





sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO “QUEM É DO MAR NÃO ENJOA”



Uma viagem ao mar para celebrar o dia do Engenheiro de Pesca.


O profissional Engenheiro de Pesca tem o 14 de dezembro como a data alusiva a celebração desta profissão que tem um significativo potencial e uma grande responsabilidade para produção de alimento, com geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social e de preservação dos recursos hídricos e pesqueiros — considerados como importantes pilastras de sustentação da economia, de desenvolvimento socioeconômico e de sustentação e da consolidação do PIB nacional.

PAPEL DO ENGENHEIRO DE PESCA

Por definição, de acordo com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA pode definir que o Engenheiro de Pesca é um profissional de formação superior com competência para desenvolver o ensino, pesquisa, extensão, supervisão, planejamento, coordenação e execução de atividades integradas para aproveitamento dos recursos naturais aquícola, o cultivo e a exploração sustentável dos recursos pesqueiros marítimos, fluviais e lacustres e sua industrialização. 

            Dentre as principais áreas de atuação do Engenheiro de Pesca, podemos destacar:
Aquicultura; Ecologia Aquática; Tecnologia da Pesca; Tecnologia do Pescado; Extensão Pesqueira; Ensino e Pesquisa; Administração e Economia Pesqueira e Planejamento Pesqueiro.

Para tanto, o profissional necessita estudar a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos visando à aplicação biotecnológica; planejar, gerenciar, construir e administrar obras que envolvam o cultivo de organismos aquáticos; desenvolver atividades de manejo e exploração sustentável de organismos aquáticos; utilizar técnicas de cultivo de organismos aquáticos.  

COMO ATUA O ENGENHEIRO DE PESCA?

Dentre as principais atribuições do Engenheiro de Pesca, têm destaques:

·         adotar o planejamento estratégico do potencial aquícola regional e nacional;

·         projetar o dimensionamento na administração e na gestão da pesca e  da aquicultura;

·        viabilizar a instalação e a manutenção de equipamentos usados pela indústria pesqueira e de beneficiamento;

·      estudar e aprimorar técnicas de reprodução e de cultivo de animais e vegetais aquáticos, tais como: peixes, crustáceos, moluscos, répteis, quelônios, algas e outros;

·         empregar métodos e técnicas de captura, beneficiamento, conservação de produtos aquáticos;

·        atuar na administração e gestão da pesca e da aquicultura, bem como no dimensionamento das instalações e manutenção de equipamentos empregados na indústria pesqueira e no beneficiamento do pescado;

·    participar da exploração de pescado, como planejamento, estudo, pesquisa, ensino, assessoramento,   execução de obras, produção e vistoria de projetos e indústrias;

·         atuar no ordenamento dos recursos pesqueiros e na política de fomento à pesca e à aquicultura;

·     inspecionar a produção de pescado e na prestação de assistência técnica em todos os níveis da extensão pesqueira, difusão de tecnologia e fomento.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PESCA

Na ADMINISTRAÇÃO e na ECONOMIA PESQUEIRA – no sentido de promover o planejamento, a implantação e o gerenciamento de empresas pesqueiras;

Na AQUICULTURA: na projeção fazendas e viveiros e desenvolver técnicas para cultivo de organismos aquáticos, marinhos e de água doce, e, ao mesmo tempo realizar estudos de viabilidade técnica, econômica, social, jurídica e ambiental;

Na ECOLOGIA AQUÁTICA: no sentido de estudar os diversos ecossistemas aquáticos a fim de garantir a exploração sustentável;

            Na EXTENSÃO PESQUEIRA: na orientação de comunidades pesqueiras a fim de promover o aumento de produtividade e da promoção socioeconômica e sustentável;

            Na INVESTIGAÇÃO: a fim de viabilizar a realização de pesquisas científicas na região e, ao mesmo tempo, explorar o potencial pesqueiro e aquícola disponível para implementação de projetos produtivos para atender as demandas da população;

No PLANEJAMENTO: viabilizar a realização de um planejamento estratégico a fim de dimensionar as potencialidades e vulnerabilidades da região para elaborar projetos e programas para promover o desenvolvimento e desenvolver tecnologias apropriadas para realizar de capturas e de processamento da produção.

Na TECNOLOGIA PESQUEIRA: estudar o potencial pesqueiro a fim de promover a exploração racional dos recursos pesqueiros e elaborar programas e projetos para promover o desenvolvimento através de técnicas de localização e de captura de animais aquáticos;

Na TECNOLOGIA DO PESCADO: promover a qualificação técnica através da difusão de tecnologia e fazer o controle sanitário e inspeção da conservação, o beneficiamento e a industrialização, agregando valor e desenvolvendo novos produtos.


SAUDAÇÕES AOS ENGENHEIROS DE PESCA

Neste dia 14 de dezembro dedicado ao profissional Engenheiro de Pesca venho através desta ESPINHA NA GARGANTA fazer votos de sucesso e de plena realização profissional para todos os colegas e as colegas amigos e amigas dos peixes e que tenham dedicação plena e máximas realizações no pleno exercício desta prazerosa profissão que é ser Engenheiro de Pesca.

Eu, a exemplo de tantos outros colegas engenheiros de pesca de todo o país,  temos tanta dedicação a esta profissão que até nossas companheiras escolhidas são Engenheiras de Pesca.

Portanto, nesta data dedicada ao profissional Engenheiro de Pesca venho saudar e parabenizar a LUISA CABRAL SANTOS, Engenheira de Pesca, companheira de todas as horas, parceira, esposa, mulher, amante  e colega de tantas lutas e de tantas travessias, provando por A + B que “quem é do mar não enjoa”.


O MAR TEM DOIS MISTÉRIO:

·         a força de suas ondas bravias que se transforma em fúria e produz violência;
·   a imensidão de seu volume que  nos remete ao menino Jesus e ao amor infinito.



Neste sentido, se podem provar que o MAR não é apenas o palco de trabalho dos bravos, mas, também, tem espaços amplos e camarotes especiais para  se celebrar estas datas comemorativas, para o deleite e para o amor.


Rondônia perde neste dia 13 de dezembro um de seus destemidos pioneiros. Faleceu nesta data o empresário BENTO DA MOTA BRAGA, nascido no município de Boca do Acre (AM), no dia 16 de novembro de 1927 e faleceu em Porto Velho neste dia 13 de dezembro de 2018, com 91 anos de vida.


Bento da Mota Braga se dedicou ao ramo de Madeireira, quando se tornou o pioneiro nesta atividade, com a Madeireira Santo Antônio, no Trevo do Roque, depois, com a Madeireira Transamazônica, na Av. Governador Jorge Teixeira e, posteriormente, com a Madeireira IBEMALTA, na BR-364, próximo a Club ABB do Banco do Brasil.


Por seu instinto preservacionista, Bento da Mota Braga se tornou o primeiro criador de tartarugas na Amazônia brasileira e, ao mesmo tempo, o primeiro piscicultor de Rondônia, por sua ousadia e espírito empreendedor.

Rondônia perde um bravo pioneiro, um homem de visão que contribuiu decisivamente, no âmbito empresarial, com a construção civil, com a indústria e com o início da piscicultura de Rondônia.

Em nome de meus filhos, Rodrigo Tasso e Filipe Octávio, seus netos, registro nossos sentimentos de perda e de pesar por seu falecimento.

Que Deus em Sua Onipotência e Onipresença o conduza aos caminhos e à estrada da vida eterna até a consumpção dos tempos.
  _______________________________________________________________
Antônio de Almeida Sobrinho prestou consultoria técnica junto aos seguintes organismos nacional e internacional:

·     ELETRONORTE  - Centrais Elétrica do Norte do Brasil, no período de 2003 a 2005 com vistas à implementação e operacionalização do Projeto Unidades Produtivas Comunitárias para Criação de Tambaqui em Tanques-rede, na sub-bacia hidrográfica do baixo rio Candeias, no município de Candeias do Jamari-RO;
    
·    CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — de 1998 a 2000, na condição de Consultor DTI, junto ao Governo do Estado de Rondônia e responsável técnico por difusão de tecnologia do pescado, em nível Estadual;
   
·     PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento — de 2000 a 2002, na condição de Consultor Técnico, junto ao CNPT/IBAMA, com relevantes serviços prestados a vários estados da Região Norte, com destaques para Rondônia, Acre e Amazonas.
________________________________________________________________________
Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em Engenharia de Pesca (UFC-CE); Pós-Graduação em Tecnologia do Pescado (Lato sensu) pela  (FAO/UFRPE e MAPA); Pós-Graduação (Lato sensu) em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira pela (UNIR/CREARO); Pós-Graduação (Lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior – UCAM-MG (Conclusão) e tem Pós-Graduação (Stricto sensu), em nível de Mestrado, em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela (UNIR).