segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

BRASIL NO PÓS-LAVA JATO: QUEM SERÁ CANDIDATO AO PLANALTO


          Não existe nenhum vidente capaz de fazer uma previsão ou mesmo um retrato falado do Brasil do Pós-Lava Jato — ao imaginar a conclusão satisfatória dos trabalhos da Operação, de acordo com os objetivos de seus operadores, uma vez que a lista de investigados, de culpados e de condenados tende a superlotar as selas especiais dos pavilhões prisionais e presídios especiais destinados aos presos e condenados durante as fases dos processos, até sua conclusão.  


         Quais os políticos destas últimas safras que não farão parte da lista definitiva da Operação Lava Jato?

         Eu, sinceramente, não acredito que algum candidato político consiga se eleger ou a se reeleger sem recursos financeiros, exceto em casos extremos que até hoje eu não tive conhecimento.

            Falo com conhecimento de causa, pois atendendo a solicitação de amigos e políticos aceitei em me candidatar em 2010, ao cargo de Deputado Estadual por o estado de Rondônia — e dar a minha cara a tapas e passar por um humilhante processo em pedir votos a população — quando se sabe que a moeda do voto não é o trabalho e a seriedade,  e por não disponibilizar de recursos financeiros suficientes, compatíveis com as demandadas necessárias para sufragar os votos nas urnas para se tornar vitorioso e, ao mesmo tempo, ter o desprazer  em ver candidatos despreparados e através de abuso do poder econômico serem eleitos e, depois, serem presos por corrupção ativa, passiva e por crimes diversos.

            Após a conclusão dos trabalhos da Operação Lava Jato quem sobrará para contar as histórias?

            Quem serão os possíveis candidatos presidenciais para assumir a Presidência da República em 2018?

            Ainda é muito cedo para se fazer um prognóstico  sobre os prováveis pré-candidatos que serão oficializados candidatos para concorrer a Presidência da República, numa eleição direta, para comandar os destinos do Brasil, no quadriênio 2018/21.

            De uma coisa se pode ter certeza e se pode afirmar, sem medo de errar, quem não irão concorrer às próximas eleições presidenciais: todos estes políticos que estão sendo citados e denunciados pela Operação Lava Jato — todos estarão literalmente banidos da vida pública por terem se tornados inelegíveis para concorrer cargos eletivos.

Por outro lado, também, estará como Ficha Suja, uma ampla lista de políticos que estão e que estarão sendo investigados e denunciados nas Delações em curso, com prováveis condenações e prisões, após as conclusões de processos específicos.

Quem teria pretensões em concorrer as eleições presidenciais para governar o Brasil no quadriênio 2018/2021?

PRESIDENTE MICHEL TEMER (PMDB)


O presidente Michel Temer apesar de ter construído um canal de comunicação nas duas casas de leis, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, seu trânsito é livre, porém, devido a complexidades das reformas necessárias, como a Reforma da Previdência Social e a Reforma Trabalhista, as consequências serão imprevisíveis para os parlamentares da base de sustentação do Governo, junto às duas casas de leis, e estas reformas ainda não foram discutidas com a sociedade e tudo ficarão para 2017.

Com uma popularidade de 8% nenhum presidente da República de um país com as dimensões e a população que tem o Brasil terá condições de governar, sem o apoio da população, e ao se fazer um prognóstico sobre seu futuro político é muito cômodo: sua carreira política se encerrará com o final de seu mandato constitucional, no dia 31 de dezembro de 2017, e dependendo do desempenho de sua equipe econômica e dos resultados da economia, a partir de 2017, e dos ecos provenientes das ruas, solicitando sua renúncia, nada estará fora de cogitações se o presidente seja obrigado a renunciar ao cargo para evitar que a crise se aprofunde e caos social se instale de forma grave e incontrolável.

EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT)


            Não haverá milagre que possibilite que o ex-presidente Lula chegue ao pleito presidencial com saúde política, uma vez que se sabe que a sua blindagem que sempre fora considerada inox, há muito que se oxidou e enferrujou.

            Não adianta tapar o sol com uma peneira que os raios solares irão passar e irão fazer o mesmo estrago se estivesse sem esta proteção aparente.

            O ex-presidente Lula tem consciência que ele tem no momento três opções para evitar de uma vez por todas ou minimizar suas angústias ou reduzir sua pena na cadeia: i) fugir para Cuba, Venezuela ou Uruguai; ii) praticar um suicídio fulminante e, iii) solicitar uma delação premiada e entregar toda a ‘companheirada’, inclusive a ex-presidente Dilma Rousseff.

            Eu acredito na primeira alternativa porque nesta altura o campeonato a situação do ex-presidente é muito delicada e a cada dia a situação se agrava mais, com novos indiciamentos, e se complicou a tal ponto que envolveu parte de sua família e seu estado de saúde tem se agravado, a cada desabafo que profere, visivelmente a olho nu.

Sem alternativas, Lula está apelando para a ‘companheirada’ para arrecadação de fundos para ‘Campanha de Defesa Midiática’ para combater o massacre a que está sendo vítima, de acordo com  justificativas de seus ferrenhos defensores — como forma de camuflar os prováveis milhões de dólares que o barbudo tem depositado em nome de laranjas, em contas de bancos em paraísos fiscais.  

            O ex-presidente Lula está esperando a qualquer momento receber o mandado de prisão e o final desta história a própria história e sua biografia serão os responsáveis em escrevê-la, em letras garrafais.

SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB)


O Senador Aécio Neves (presidente do PSDB) seria o candidato natural para concorrer às Eleições presidenciais para a Presidência da República, no quadriênio 2018/2021.   Porém, com as denúncias de Delações Premiadas envolvendo o nome do Senador tucano como beneficiários de propina do Caixa 2, a situação do virtual candidato tucano para concorrer o cargo de presidente da República vem se agravando a cada delação e o Senador vai ter que fazer sua defesa com os ‘mínimos detalhas’ sob pena de ver o cavalo passar selado passar mais uma vez  e simplesmente acompanhar a banda passar.

MARINA SILVA (REDE SUSTENTABILIDADE)


Marina não é uma péssima candidata, a presidente da REDE é uma pessoa do bem, trabalha para o bem, porém não tem estatura política para concorrer uma eleição presidencial disputada nos moldes que ocorrem no Brasil.

Com o seu projeto preservacionista e contra o desenvolvimento, Marina Silva já fora militante do Partido dos Trabalhadores, ocupou o cargo de Senadora da República, ministra do Meio Ambiente do Governo Luiz Inácio e candidata a presidente da República pelo PSB, após o trágico acidente que vitimou o candidato Eduardo Campos.

Eu não acredito no projeto político da virtual candidata Marina Silva ela deverá concorrer por concorrer, prudente seria se compor com uma outra legenda de centro esquerda e ter reais chances de trabalhar pela reconstrução do Brasil.

Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca, Analista Ambiental, Especialista pela FAO em Tecnologia do Pescado e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias:

Blogspot Espinha na Garganta
Jornal Alto Madeira



quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA: DE SONHO À REALIDADE




ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA — AL J  


         De acordo com o Estatuto da Academia de Letras de Jaguaruana – ALJ, entidade fundada em 3 de abril  de 2015, é definida como uma associação civil, de caráter cultural, literário, artístico, esportista educacional e social, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com o nome de  ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA- ALJ, que se rege pelo presente estatuto e, subsidiariamente, pelo Código Civil e demais leis em vigor no País, tendo o seu foro em JAGUARUANA, Ceará, com sede provisória à Rua  da Matriz, Centro s /nº, Jaguaruana-


Qual o filho que não se sente orgulhoso e envaidecido em ser bem recebido e homenageado por sua família e em sua cidade?

É assim que estou me sentindo por receber o convite para fazer parte como Membro da Academia de Letras de Jaguaruana – ALJ.

Quero aqui neste espaço agradecer a Alzenir Koo, minha amiga e contemporânea dos idos  tempos do  Colégio Cônego Agostinho, uma das pioneiras da ALJ, pela deferência e pelo convite para participar como membro da Academia de Letras de Jaguaruana, que muito me orgulha e sou  muito grato.

HISTÓRICO SOBRE A ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA

Esta entidade nasceu por necessidades e com o esforço de um seleto grupo de estudiosos, de obstinados e de determinados desbravadores das artes, das letras, da cultura e da ciência — com a obstinação do escritor historiador e professor João Luiz de Oliveira, com sua experiência em outras academias — tudo isto materializaram as pilastras de sustentação e materializaram velhos sonhos que se transformaram na atual Academia de Letras  de Jaguaruana que, embora muito jovem, tem tudo para revelar novos talentos, em todos os níveis da cultura, das letras e da ciência.

Durante a realização do XII ENCONTRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA, realizado no dia 16 de dezembro de 2016, na Sede da Câmara Municipal de Jaguaruana, ocorreu a posse do novo  Acadêmico George Luiz e apresentações de Maria das Graças Pereira (professora e artista plástica) e Antônio de Almeida Sobrinho (Mestre em Meio Ambiente, analista ambiental e engenheiro de pesca).


ANIVERSÁRIO DE ROMÁRIO TASSO

Neste 21 de dezembro de 2016 Romário Tasso está aniversariando e completando 4 anos, cercado de seus familiares e amigos.
Parabéns meu neto querido, você nasceu no dia em que profecias dos Maias afirmaram que nesta data seria 'O FIM DO MUNDO' e ao invés disto acontecer, tu nascestes, como presente e como dádiva de Deus.
Romário Tasso -  O aniversariante desta data.


Parabéns Romário e que o Pai Celestial te proteja e sempre te agasalhe do frio e do calor com o Manto Sagrado e com as bênçãos celestiais.
Seus pais Rodrigo Tasso e Crislaine Ramos estão trabalhando nos preparativos e os parabéns irão sair, mesmo não sendo a preferência do aniversariante - que herdou de seu avô a aversão a parabéns e paparicações com parabéns pra você.

Parabéns pelo seu aniversário.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O BARCO DA REPÚBLICA ESTÁ AFUNDANDO: OS RATOS CAEM N'ÁGUA

 
            Não é todo dia que alguém tem a ousadia em anunciar que ‘O BARCO DA REPÚBLICA ESTÁ AFUNDANDO’ numa alusão nítida e conclusiva à República Federativa do Brasil, no limiar de uma das piores crises econômica, política, institucional e social de todos os tempos da história do Brasil, com a comprovação de desmandos administrativos e éticos, incompatíveis com as posturas exigidas para ocuparem cargos em todos os níveis do poder, assim descritos:

·  estagnação da economia — tendo como consequências a implementação de políticas equivocadas e inadequadas à realidade do país;

·   apodrecimento das estruturas políticas — quando a maioria da classe política composta por políticos de diversas siglas partidárias que compõem os poderes Executivo e Legislativo e que estão sendo investigados, denunciados e condenados, em sua maioria, pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federa (MPF) e presos por corrupção ativa, passiva e formação de quadrilha;

·   institucional — quando membros do Poder Judiciário, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal Eleitoral (STE) não estão alinhados e atuam em sentido contrário e em desacordo com dispositivos constitucionais e de  acordo com interesses outros, tendo como exemplos recentes:

i)     o desmembramento da votação do Impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016, que culminou com o Impeachment da presidente da República e a preservação de seus direitos políticos, sessão esta presidida pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski e pelo presidente do Senado, Senador Renan Calheiros;

ii)    a votação arranjada entre Procuradoria Geral da República (PGR) e caciques políticos (apadrinhados do Senador Renan Calheiros), neste último 8 de dezembro de 2016, quando a PGR tornou improcedente o afastamento do presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, após se tornar réu em processo de corrupção, por desvio de recursos públicos, incompatível para ocupante de cargo que faça parte da linha sucessória da Presidência da República, e conseguiu operar um milagre: fazer um omelete sem quebrar os ovos. Manteve o presidente do Senado, Senador Renan Calheiros no cargo, e retirou o Senado da República da linha sucessória da Presidência da República.

·   Social — quando a população brasileira, hoje, com 206. 817.235 pessoas (dados do IBGE-12/12/2016) está vivendo um verdadeiro pesadelo e um caos social, com uma taxa de desemprego na ordem de 11,8% — fruto de políticas econômicas recessivas, com mais de 12 000 000 (com doze milhões de pessoas desempregadas)  e sem meios para manter o sustento de suas famílias; com uma inflação desenfreada que esmaga o poder de compra do assalariado, progressivamente; aumento considerável da insegurança pública, onde o estado o os municípios se tornaram impotentes para assegurar a integridade física do cidadão e de sua família; ausência de políticas públicas capazes de oferecer à população a produção de alimento, geração de emprego e renda, segurança alimentar e inclusão social.

BENEFICIÁRIOS DO CAIXA 2

Com o desfecho da Operação Lava Jato, quando os delatores estão revelando a lista de beneficiários de PROPINA DE CAIXA 2, com uma relação de políticos que receberam, direta e indiretamente, recursos financeiros para as eleições de 2010 e de 2014, passando por diversos níveis da administração pública, na seguinte ordem: presidente da República; ex-presidente da República; presidente do Senado; ex-presidente do Senado; presidente da Câmara dos Deputados; ex-presidente da Câmara dos Deputados;   Ministros de Estado e ex-Ministros; Governadores e ex-Governadores; Senadores e ex-Senadores; Deputados Federais e ex-Deputados, dentre outros.

FUTURO INCERTO

Não se pode prever ou estimar o que possa ocorrer nas próximas horas quando novas revelações serão divulgadas e novas manifestações deverão ser anunciadas como respostas naturais à insatisfação da população que não mais aguenta a conviver com os níveis de corrupção que a toda hora são revelados, ao vivo e a cores, na mídia brasileira falada, escrita e televisada.

                                               MUDANÇA RADICAL

Para que ocorra, de fato, melhorias significativas na qualidade de vida da população mudanças radicais devam ser feitas, a curto e médio prazos, para que os brasileiros voltem a respirar o oxigênio da esperança e os eleitores passem a visualizar a luz da esperança e passem a acreditar nos candidatos escolhidos e eleitos e que estes estejam realmente defendendo as instituições públicas e evitando que estas sejam saqueadas — a exemplo do que fizeram com a PETROBRAS, com os CORREIOS, com a ELETROBRAS e tantas outras —, e que os que ocupam cargos eletivos defendam os interesses da população, combatam os corruptos, diuturnamente, a qualquer custo.

CONTRAPONTO DO IMPEACHMENT

Quando fora aberto o processo de Impeachment e consequente afastamento provisório da então presidente Dilma Rousseff eu fiz eco ao coro FORA DILMA!!! FORA DILMA!!!.

 A maioria da população brasileira esteve a favor do afastamento definitivo da presidente da República Dilma Rousseff por Crime de Responsabilidade e por seu conjunto da obra — por seu despreparo político; falta de habilidade no trato com a coisa pública e política; implementação de políticas públicas equivocadas, assistencialistas, paternalistas e eleitoreiras; faltar com a verdade sempre que se dirigia ao povo; prometer e não cumprir e defender o indefensável.

MINISTROS AFASTADOS

Neste sentido, fiz questão em registrar aqui neste espaço minhas convicções por tal gesto. Por outro lado, documentei, também, a minha preocupação com a formação do quadro ministerial do então vice-presidente Michel Temer quando passou a indicar diversos políticos com citações em Delações Premiadas, como beneficiários de Propinas provenientes de Caixa 2, e em sua maioria com procedência de operações fraudulentas, em contratos com a PETROBRAS, quando prevíamos que mais cedo ou mais tarde todos estes auxiliares próximos ao presidente Interino Michel Temer seriam afastados, com desgastes e profundas sequelas para o Governo recém-empossado.

                                MINISTROS NA LAVA JATO

Neste mesmo texto aqui apresentado, tivemos uma posição contrária de que o presidente interino, então vice-presidente Michel Temer, não indicasse para o seu ministério políticos com citações de denúncias na Operação Lava Jato. Dito e feito. O Governo do presidente Michel Temer já sofreu uma baixa de seis (6) ministros, por denúncias de corrupção e embates pessoais — como acabamos de presenciar o escabroso escândalo entre dois membro do Governo do presidente Michel Temer: Geddel Vieira Lima (Ministro da Secretaria de Governo)  e Marcelo Calero (MinC), com um bate-cabeça de cunho pessoal e que envolve interesses particulares — como dois jogadores do mesmo time que brigam em campo e acabam por serem ambos expulsos  pelo juiz.

                                    TOLERÂNCIA ZERO

Por que a população não aguenta mais trabalhar para eleger os seus candidatos?
O porquê é muito fácil de ser explicado:
O eleitor escolhe o seu candidato. Trabalha e vota para colocá-lo no poder e, depois, ver seu nome na lista dos corruptos — que roubaram o erário público, se locupletaram com milhões de recursos financeiros provenientes do seu imposto pago com tanto sacrifício, de seu mísero salário, e o fruto da corrupção servirá   para bancar as mordomias e as fanfarras milionárias de políticos corruptos e das ‘gastanças’ de madames aproveitadoras, exigentes e luxuosas.

 REFORMAS IMPOPULARES

As reformas anunciadas pelo Governo do presidente Michel Temer, principalmente a Reforma da Previdência Social, estão mal debatidas, não tem convencido à classe trabalhadora e tem causado revolta e indignação a maioria dos trabalhadores, quando retira garantias conquistadas da classe trabalhadora e nivela o período de aposentadoria entre homens e mulheres e prorroga o tempo de contribuição para 65 anos de idade e de 49 anos de contribuição, para ambos.

CARROÇA NA FRENTE DO CAVALO

O Governo do presidente Michel Temer terá que ser rápido no gatilho e promover, com urgência, uma reforma ministerial, uma vez que a insatisfação popular já atingiu patamares insustentáveis da população, atingira a algumas alas políticas alinhadas ao Governo e esta onda de insatisfação popular vem causando algumas marolas aos grupos aliados do congresso nacional — que mais cedo ou mais poderão comprometer e impedir a implementação de reformas constitucionais, com o comprometimento da governabilidade e culminar no agravamento da crise institucional e, consequente, impedimento do governo, com necessidades de eleições indiretas para presidente — para concluir o  mandato que terminará com a próxima eleição e posse do presidente eleito pelo voto popular.


 RÁPIDO NO GATILHO

O Governo do presidente Michel Temer terá que ser rápido no gatilho e promover, com urgência, uma reforma ministerial, uma vez que a insatisfação popular já atingiu patamares insustentáveis da população, atingira a algumas alas políticas alinhadas ao Governo e esta onda de insatisfação popular vem causando algumas marolas aos grupos aliados do congresso nacional — que mais cedo ou mais poderão comprometer e impedir a implementação de reformas constitucionais, com o comprometimento da governabilidade e culminar no agravamento da crise institucional e, consequente, impedimento do governo, com necessidades de eleições indiretas para presidente — para concluir o  mandato que terminará com a próxima eleição e posse do presidente eleito pelo voto popular.

O PORQUÊ DO PENSAMENTO

Se o povo não tem razão e não sabe o quer, como pensam alguns políticos, quem poderá falar por todos para amenizar suas agruras, minimizar suas mazelas, provenientes da má gestão e do descaso da classe política dominante, para erradicar a corrupção que transforma um pais rico e potencialmente produtivo como o Brasil em uma nação que atravessa a maior crise econômica, política, institucional e social, sem precedentes em toda sua história?

 

Contatos:

Antônio de Almeida Sobrinho escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias:
e no Blog ESPINHA NA GARGANTA.



quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PERSPECTIVAS PARA O ANO DE 2017: O ANO DO GALO



“O calendário gregoriano tem origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII [1] (1502–1585), e publicada em 24 de fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravíssimas em substituição do calendário Juliano, implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C.”

O ano de 2017 (MMXVII) de acordo com o Calendário Chinês, será o ANO DO GALO, e começa a 28 de janeiro.

O GALO significa “o Orgulho, sobretudo pela sua pose. O GALO é o símbolo solar e um comunicador porque anuncia o nascer do sol”.

Antes de aprofundarmos nossos comentários sobre as PERSPECTIVAS PARA O ANO DE 2017, vamos mostrar alguns fragmentos da Coluna ESPINHA NA GARGANTA, escrita e publicada em dezembro de 2015, em diversos Portais e Sites da mídia eletrônica regional, com arquivo conservado em todos eles, assim descritos:
  


O QUE SE PODE ESPERAR PARA O BRASIL EM 2016?

v  No início de 2016 a presidente Dilma Rousseff (PT) será afastada do poder após sofrer um processo de impeachment, instalado na Câmara dos Deputados  — que na altura do campeonato são favas contadas — e, consequente, substituição pelo Vice-Presidente da República Michel Temer (PMDB), por força da Constituição, e o Brasil passará a respirar uma outra atmosfera, ‘a da incerteza’, em substituição a da ‘revolta e a da insatisfação popular’,  para complementar os dois anos e alguns meses de mandato que ainda restam quando se tem certeza absoluta de que este período não será suficiente para recuperar a credibilidade do governo e, nem tampouco, para colocar o trem nos trilhos porque serão necessários aprovações de reformas profundas, em diversos setores que foram debilitadas com as trapalhadas e desastrosa gestão de mais de 10 anos de administração do Partido do Trabalhadores (PT);

v  O maior obstáculo com a instalação do novo Governo do atual Vice-Presidente Michel Temer (PMDB) será com o desaparelhamento da máquina administrativa, tendo como agravantes suas duas principais pilastras de sustentação:

v  A companheirada do Partido dos Trabalhadores (PT) que não irá querer abrir mão de continuar sugando as apetitosas e suculentas tetas do Governo e o PMDB, com certeza, vai até as últimas consequências tentar formar um governo de reparação para conquistar a credibilidade popular, com puro sangue, até porque agora são outros 500 e as eleições municipais e presidenciais se avizinham e estão aí na porta e os pmdebistas estão sedentos por poder e irão lançar candidatos próprios, em todos os níveis;

v  As estruturas sindicais, envolvendo as principais centrais, com a CUT e CGT, e o enjoado e desafiador Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e os principais Sindicatos e outras dezenas de entidades não governamentais, devidamente capacitadas e que não irão abrir mão das benesses do governo e, sem sombra de dúvidas, irão querer manter seus status quo;

v  Políticos que hoje ocupam cargos de comando, como o presidente da Câmara dos Deputados e do Senado da República serão denunciados, com perda de mandatos, e condenados por corrupção, com os rigores da lei;

v  Prisões diversas incluindo senadores da República, Deputado Federal e Deputado Estadual, por corrupção ativa e passiva;

v  Dança das cadeiras da Bancada Federal de Rondônia;

v  Prisão de Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador da República, por corrupção ativa, passiva e formação de quadrilha;

v  Prisão de Prefeitos e de Vereadores por corrupção ativa, passiva e formação de quadrilha;

v  O PIB tende a cair em queda livre, a exemplo da cauda de cavalo — que cresce para baixo;

v  A inflação sem controle reduz diariamente o poder de compra do trabalhador;

v  O governo fará drásticos cortes nos Recursos do Orçamento e reduzirá a ação em Programas Sociais, a exemplo do ‘Minha Casa, minha Vida’, Bolsa Família e Seguro Defeso e outros;

v  O dólar ultrapassa a barreira dos R$ 4,00 (quatro reais);

v  A gasolina passa dos R$ 4,00 (quatro reais);

v  O povo volta às ruas e a insatisfação generalizada continuará e a choradeira da população tem a mesma ladainha.


O QUE SE PODE ESPERAR PARA O BRASIL EM 2017?

v  Após cinco anos de quedas consecutivas do PIB, a perspectiva é de que em 2017 seja o ano de reinício  da recuperação da economia do Brasil, deixando de crescer para baixo e passando a ser chamado PIB RABO DE CAVALO.

v  Com aprovações de reformas profundas na máquina administrativa do Governo Federal, cria-se no país condições favoráveis para retomada do crescimento econômico no Brasil;

v  O povo volta às ruas para pedir a saída do presidente do Senador Renan Calheiros (PMDB-AL);

v  Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) será afastado e julgado pelo STF, com os rigores da Lei;

v  Presidente Michel Temer sofrerá pressão para renunciar e oposição ingressará com pedido de Impeachment contra o presidente por crime de responsabilidade;

v  Supremo Tribunal Eleitoral (STE) torna o presidente Michel Temer como co-responsável e se tornará réu,  ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff,  por terem sido beneficiários com recursos de Caixa 2, durante a campanha de 2014;

v  Ex-presidente Lula será preso nos primeiros meses de 2017, juntamente com vários de seus ex-auxiliares e familiares;

v  Ex-presidente Dilma Rousseff se tornará ré e será condenada pela Operação Lava Jato, por corrupção ativa e passiva, envolvendo recursos da PETROBRAS;

v  O caso Celso Daniel será reaberto e vários envolvidos serão condenados e presos;

v  Uma onda de violência aumenta e se propaga como um tsunami em diversos estados da Federação;

v  A corrida sucessória se acirrará em meados de 2017 e uma aliança entre PSDB e PMDB se consolidará, com vistas à eleição de 2018;

v  O PSDB travara uma disputa acirrada interna e um bando de tucanos dará uma revoada para apoiar o atual Governador de São Paulo, Geraldo Alkmin,  com possibilidade de mudança de partido para que sua candidatura se fortaleça, tome corpo e decole como candidato à sucessão de 2018;

v   No início de 2017, a Câmara dos Deputados dará início a uma disputa das mais acirradas em toda sua história para a escolha do  próximo presidente da Câmara dos Deputados – uma vez que o presidente da Câmara é, ao mesmo tempo, o Vice-presidente da República, todas as vezes que o presidente viaja;

v  No campo da economia, com o aquecimento da indústria, em consequência de acordos internacionais, implicando no aumento das exportações, com geração  de emprego e renda e, consequente, redução na taxa de desemprego que hoje atingiu o patamar de 11,8%, fruto da desastrosa política assistencialista e paternalista da gestão de 13 anos do Partido dos Trabalhadores (PT);

v  No ano de 2017, a moeda americana (dólar) continuará a flutuar e a tendência é cair progressivamente à proporção que a economia do Brasil vá se recuperando, até chegar  ao patamar de R$ 3,00 no final deste ano;

v Edson Arantes do Nascimento (PELÉ) terá problemas sérios financeiros e agravamento de seu estado de saúde, em meados de 2017;

v Dança das cadeiras na Câmara e no Senado Federal, incluindo parlamentares da Bancada Federal do estado de Rondônia;

v  Governador de Rondônia Confúcio Moura não termina seu mandato e será afastado  de acordo com a Constituição Estadual ;

v  O estado de Rondônia perde uma liderança política, em meados de 2017.

BRASIL DEPENDE  DA CONJUGAÇÃO DE RESULTADOS PARA SAIR DA CRISE

v  Para o Brasil superar as crises políticas e econômicas serão necessários, de imediato, que haja uma combinação de resultados na esfera global e, no âmbito nacional, implementar um conjunto de reformas que possibilitem o crescimento acelerado do PIB;

v Se a economia global atingir um crescimento econômica na ordem de 4%, o Brasil sairá da recessão profunda;

v Com a eleição de Donand Trump,  as incertezas se avolumaram, a nível global,  e todas as projeções não se sustentam, mesmo que o Governo do Brasil faça seu dever de casa;

v  De acordo com as necessidades detectadas como pontos de estrangulamentos responsáveis pelas crises econômica, política e social  a que está mergulhado o Brasil, o Governo terá que fazer as reforma da previdência, no mercado de trabalho, na saúde, educação e segurança pública.

PENSAMENTO DE PERSPECTIVAS PARA 2017.
O anos de 2017 por ser o ano do GALO tem uma neutralidade peculiar dentre todos os demais dos séculos XX, XXI e XXII quando se verificam que a soma de seus dígitos (2 + 0 + 1 + 7 = 10) - quando na Numerologia Cabalística o número 10 é um número positivo que estimula a independência e a cobertura de novas oportunidades na vida.

Antônio de Almeida Sobrinho escreve semanalmente neste Portal de Notícias.
www.rondonoticias.com.br
www.gentedeopiniao.com.br
www.newsrondonia.com.br
www.emrondonia.com.br
www.jornalaltomadeira.com.br
www.quenoticias@com.br

e no Blog ESPINHA NA GARGANTA.